A distribuição Tails, que permite navegar em anonimato é a principal novidade dos últimos dias em relação às distribuições Linux. O Zorin OS lançou uma versão beta para testes. O Zorin OS 15 chega com suporte Flatpak e baseada no Ubuntu 18.04.2 LTS. Além disso, possui o LibreOffice 6.2 e novo tema da área de trabalho. Já o Tails 3.13 adiciona segurança extra e atualizações mais recentes, com navegador Tor 8.0.7 e Tor 0.3.5.8. Outra distro a lançar uma versão foi a Rosa. Veja os detalhes neste post.
Zorin OS
A equipe de desenvolvimento por trás da distribuição Zorin OS GNU/Linux, baseada no Ubuntu e fácil de usar, anunciou que está trabalhando no próximo grande lançamento, o Zorin OS 15, que entrou nos testes beta.
Com base na série de sistemas operacionais Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver) de longo prazo , o Zorin OS 15 promete uma experiência de usuário renovada que foi remodelada para atender às necessidades de todos. Assim, a distro promete atender não somente quem está migrando de um sistema operacional como o Microsoft Windows, mas também usuários avançados e usuários conhecedores de Linux.
Criar um sistema operacional de desktop Linux que seja projetado para todos – não apenas para engenheiros e usuários avançados – sempre foi a missão do Zorin OS, desde o primeiro lançamento há quase 10 anos. O Zorin OS 15 faz esse esforço de uma década e avança para o próximo nível, disse a equipe Zorin OS no anúncio.
Aqui está o que há de novo no Zorin OS 15
O Zorin OS 15 vem com um novo aplicativo Zorin Connect que permite conectar e interagir com seus dispositivos móveis Android para receber notificações no seu computador, navegar e compartilhar arquivos, receber e reproduzir mensagens SMS, bem como controlar a reprodução de mídia. O aplicativo Zorin Connect é baseado nos aplicativos GSConnect e KDE Connect de código aberto.
O Zorin OS 15 apresenta:
- um ambiente de desktop GNOME 3.30 altamente personalizado com novíssimos temas de desktop em seis variantes de cores e modos claro e escuro;
- modo Night Light;
- uma nova opção de plano de fundo adaptável que muda ao longo do dia;
- e uma nova interface de desktop adaptada para telas sensíveis ao toque.
Outras características
- O Zorin OS 15 é alimentado pelo kernel Linux 4.18 do Ubuntu 18.04.2 LTS;
- vem com o pacote de escritório do LibreOffice 6.2;
- suporte para aplicativos e repositórios Flatpak;
- Mozilla Firefox como navegador padrão;
- uma nova fonte de sistema configurações de personalização;
- suporte experimental Wayland;
- detecção de rede;
- suporte gráfico Nvidia pronto para uso e suporte a Thunderbolt 3.
O Zorin OS 15 Beta já está disponível para downloadse você quiser levá-lo para um test drive e dar feedback aos desenvolvedores. No entanto, temos que avisá-lo que esta é uma versão de pré-lançamento que não deve ser instalada em máquinas de produção, nem usada para qualquer trabalho.
Tails
Tails, baseado no sistema operacional Debian GNU/Linux, foi atualizado para a versão 3.13, uma versão que adiciona segurança extra e atualizações mais recentes.
Desenvolvido pelo kernel 4.19.28 do Linux, o sistema operacional Tails 3.13 agora está disponível com as mais recentes tecnologias TOR para ajudá-lo a permanecer oculto enquanto navega na Internet, incluindo o navegador anônimo Tor Browser 8.0.7 e o cliente e servidor Tor 0.3.5.8, a rede anônima Tor.
No entanto, provavelmente a adição mais importante na versão do Tails 3.13 é o microcódigo da Intel atualizado para a versão 3.20180807a.2. Ele adiciona uma medida de segurança extra contra mais variantes do bem conhecido Spectre, Meltdown e L1TF (falha de terminal de nível 1).
Além disso, o Tails 3.13:
- atualiza o cliente de email e notícias do Mozilla Thunderbird para a versão 65.1.0;
- adiciona suporte ao método de entrada Bopomofo e aprimora o suporte para o método de entrada Pinyin para usuários chineses;
- implementa o backup automático da configuração do armazenamento persistente sempre que ocorrer uma mudança .
Correções de bugs, aviso sobre vulnerabilidade do Electrum
- O Tails 3.13 também resolve vários bugs relatados por usuários de versões anteriores, incluindo problemas com a localização do Tor Launcher;
- um problema de acessibilidade ao abrir o Tor Browser a partir de uma notificação de desktop;
- bem como uma falha com o WhisperBack ao configurar repositórios APT adicionais;
- um bug que impedia a ferramenta “Software Adicional” de baixar pacotes que já estavam disponíveis no armazenamento persistente também foi corrigido. No entanto, parece que o Tails 3.13 vem com uma versão Electrum que é vulnerável a ataques de phishing, pois versões mais recentes do Electrum ainda não estão disponíveis nos repositórios do Debian.
A versão do Electrum in Tails é vulnerável a um ataque de phishing que engana as pessoas na atualização para uma versão maliciosa do Electrum que não é distribuída a partir do site oficial da Electrum, diz o anúncio . Você está seguro, a menos que tente fazer a atualização maliciosa manualmente.
Você pode baixar o Tails 3.13 agora mesmo ou fazer upgrade de um release anterior como o Tails 3.11 ou 3.12 usando o gerenciador de pacotes integrado. Agora, o próximo lançamento será o Tails 3.14, que está programado para chegar em 14 de maio de 2019.
Rosa
Svetlana Savelyeva anunciou o lançamento do ROSA R11, uma nova versão estável do projeto que desenvolve um conjunto de distribuições orientadas a desktop (originalmente bifurcadas do Mandriva Linux).
A nova versão está disponível em quatro variantes com os desktops KDE 4, KDE Plasma, LXDE e Xfce. Algumas das melhorias nesta versão incluem:
- kernel Linux atualizado 4.15;
- desktops atualizados – KDE Plasma 5.14.4.1, LXQt 0.14.0 e Xfce 4.13.2;
- adicionado suporte para instalação do sistema em dispositivos de armazenamento SSD M.2 e NVME;
- suporte de sistema de arquivos adicionado para unidades flash FfFS ao instalador ROSA;
- subsistema gráfico aprimorado quando o ROSA é usado como um sistema convidado em máquinas virtuais baseadas em KVM e Hyper-V;
- adicionou firmware às imagens de instalação para suportar os scanners da Epson;
- o sistema agora cria um initrd universal em vez de um hardware específico por padrão.
Confira o anúncio e também as notas de lançamento (ambos os links em russo) para mais informações.
Imagens ISO separadas com suporte para inicialização em computadores usando a implementação de firmware UEFI também estão disponíveis.