Richard Stallman continuará como chefe do projeto GNU

Mantenedores do GNU querem maior transparência da FSF
Imagem reprodução: Alessandro Segala

E a polêmica na Free Software Foundation continua. Mesmo após Richard Stallman ter renunciado ao cargo de presidente da Free Software Foundation na semana passada, ele acabou de anunciar que continuará como chefe do Projeto GNU.

O RMS acabou de escrever em um breve post na lista de discussão:

Para qualquer agente da NSA e do FBI que estiver lendo meu e-mail: considere defendendo a Constituição dos EUA contra todos os inimigos. Estrangeiro ou doméstico, requer que você siga o exemplo de Snowden.

Em 16 de setembro, renunciei como presidente da Free Software Foundation, porém o Projeto GNU e a FSF não são os mesmos. Eu ainda sou o chefe do Projeto GNU (o Chefe GNUisance) e pretendo continuar como tal.

Richard Stallman continuará como chefe do projeto GNU

Richard Stallman continuará como chefe do projeto GNU

Porém, apesar do recado forte, ele não havia elaborado mais seus planos do GNU para serem divulgados. Assim, esta é a primeira vez que ele se pronuncia oficialmente e garante que pretende permanecer à frente do Projeto GNU. No entanto, é bem provável que agora tenha talvez bem mais tempo em suas mãos com a renúncia da FSF e do MIT. Assim, é possível que teremos mais contribuições de código de Stallman voltado especialmente para pessoas, como é o caso do GNU Hurd.

Sobre a saída

Richard Stallman renunciou ao cargo de presidente da Free Software Foundation depois de declarações polêmicas em torno de pedofilia. Ele fundou a FSF em 1985 para promover ativamente o conceito de software livre e as liberdades e filosofias que o cercam. Uma breve nota sem explicações foi encontrada no site da Free Software Foundation, que diz:

Em 16 de setembro de 2019, Richard M. Stallman, fundador e presidente da Free Software Foundation, renunciou ao cargo de presidente e de seu conselho de administração. O conselho estará conduzindo uma busca por um novo presidente, começando imediatamente. Mais detalhes da pesquisa serão publicados em fsf.org.

Stallman também deixou o cargo de cientista visitante do Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial (CSAIL) do MIT, escrevendo em seu blog pessoal que ele está “fazendo isso devido à pressão sobre o MIT e eu sobre uma série de mal-entendidos”.

Stallman lançou as bases para o que conhecemos hoje como o sistema operacional Linux. Seu trabalho inicial de desenvolvimento em um conjunto de ferramentas GNU, como o Emacs, um compilador GCC e um automatizador de compilação (make GNU make) foram usados por Linus Torvalds na criação do kernel Linux original.

Toda a polêmica começou após um blog Medium ter publicado trechos de e–mails de uma lista de discussão do MIT. Neles, Stallman era visto como defensor do traficante de sexo Jeffrey Epstein. Todo o segmento foi vazado para a VICE, o que causou uma avalanche de cobertura da mídia.