Em entrevista à Wired, a CEO da Microsoft, Satya Nadella, disse que “o sistema operacional não é mais o mais importante” para a empresa. A prioridade será em aplicativos, serviços e Microsoft Graph.
Após um dia agitado para a empresa de Redmond, que apresentou o Surface Laptop 3, Surface Pro 7, Surface Neo e seu novo smartphone Surface Duo, Satya Nadella do grupo deu entrevista à Wired, e revelou a estratégia do grupo nos próximos anos.
Vale lembrar, que no ano passado o Windows tornou-se um produto a parte da Microsoft, como se fosse uma subsidiária. E assim, acabou separando-se de seu gerente histórico Terry Myerson, que explicou que o Windows ainda representa um negócio importante da empresa, mas que não é o seu futuro.
Para a Microsoft, o foco está em aplicativos e serviços
Satya Nadella quer que o grupo se concentre no Microsoft Graph, uma coleção de APIs que se conecta aos serviços em nuvem da Microsoft e atua como um gateway para Windows, Office 365 e Azure. Seu desejo é fazer parceria com o Google para integrar profundamente essa ferramenta no Android .
Nenhuma informação técnica vazou sobre o tipo de parceria entre os dois gigantes. A Microsoft acaba de lançar protótipos de dispositivos de tela dupla, Surface Neo e Surface Duo. Se o primeiro for executado no Windows 10X, o segundo será executado no Google OS. A Microsoft diz que trabalhou em conjunto com o Google para integrar melhor a API e melhorar a experiência do usuário.
A Microsoft abandonou seu próprio sistema operacional móvel o Windows Phone/Windows 10 Mobile. Ela poderia contribuir para o projeto Android Open Source da mesma forma que participa do projeto Chromium, para melhorar a interação entre o SO móvel e os serviços da Microsoft.
O CEO está ciente de que o Windows ainda é importante, especialmente para as empresas, mas que a maioria da computação está migrando para a mobilidade. É por isso que a Microsoft começou há vários anos a distribuir seus próprios aplicativos nas lojas Android e iOS.