Notícias

Internet via satélite da Amazon lançará mais de três mil satélites nos próximos anos

Internet via satélite da Amazon lançará mais de três mil satélites nos próximos anos

O plano da Amazon de lançar uma constelação de satélites de internet foi aprovado por unanimidade pela agência reguladora (FCC) nos EUA. O Projeto Kuiper implantará 3.236 satélites na órbita baixa terrestre.

De acordo com os termos da FCC, a Amazon terá que lançar metade desses satélites até meados de 2026 e a metade restante até meados de 2029. Depois de obter a aprovação para o Projeto Kuiper, a Amazon se juntou oficialmente à corrida pela internet a partir do espaço e competirá com a Starlink da SpaceX.

Internet via satélite da Amazon

De acordo com os termos, a Amazon deverá ter 50% dos 3.236 satélites em suas órbitas e operacionais até 30 de julho de 2026. O restante precisará estar operacional até 30 de julho de 2029.

Além disso, a FCC estabeleceu a condição de que a Amazon operasse em uma “base sem interferência e não protegida” com outras operadoras. Ainda mais, a FCC apresentou um plano atualizado de mitigação de detritos orbitais que aborda o risco de colisão e reentrada.

Internet via satélite da Amazon lançará mais de três mil satélites nos próximos anos
Depois de obter a aprovação para o Projeto Kuiper, a Amazon se juntou oficialmente à corrida pela internet a partir do espaço e competirá com a Starlink da SpaceX. Imagem: SpaceX.

A Amazon afirma que precisará de apenas 578 satélites em órbita para começar a oferecer serviços. A empresa também está despejando mais de US$ 10 bilhões no Projeto Kuiper e espera criar empregos e infraestrutura nos EUA.

À medida que as empresas em todo o mundo competem no espaço de banda larga via satélite, esta década será crucial para resolver ou piorar o problema de detritos espaciais.

Portanto, o desafio de manter a órbita baixa terrestre limpa de peças de espaçonaves, foguetes e satélites exigirá ainda mais atenção.

Por fim, caso queira ler mais matérias sobre código aberto, Linux, Android, hardware, internet, programação e ficar atualizado com as novidades do mundo da tecnologia, acompanhe as matérias no canal do Sempre Update no Telegram.

Fonte: Tech Spot

Roteador Wi-Fi da SpaceX foi aprovado e internet Starlink Beta está disponível

Internet da rede Starlink da SpaceX se prepara para usuários beta

SpaceX lança no espaço 32 mil computadores Linux para serviço de Internet Starlink

Elon Musk: os satélites de internet Starlink da SpaceX não terão impacto na astronomia

Elon Musk tweeta pela primeira vez usando a internet via satélite da rede Starlink

Tags: Amazon, Internet, projeto kuiper, satélite, Starlink

Posts similares