Um relatório antitruste do governo dos EUA declarou que o Google criou um monopólio no mercado de pesquisas. Isso inclui favorecer seus próprios serviços e produtos e suprimir os serviços de seus concorrentes.
O relatório afirma que o Google usa seus próprios serviços para suprimir concorrentes terceirizados e dominar todos os mercados de publicidade a mapas. Além disso, alerta que o crescimento do negócio em nuvem do Google e seu plano de aquisição para a Fitbit podem fortalecer ainda mais esse monopólio injusto.
Google domina o mercado de pesquisas
O relatório conclui que Google, Amazon, Apple e Facebook têm poder de monopólio. O comitê recomenda que o Congresso emende a lei antimonopólio para forçá-los a cindir alguns de seus negócios e tornar as aquisições mais difíceis. O comitê diz:
A empresa que ocupa uma posição dominante absoluta no campo da pesquisa online geral é o Google. É responsável por 81% e 94% das consultas de pesquisa gerais em computadores desktop e dispositivos móveis nos EUA, respectivamente.
Além disso, o Google está usando sua posição dominante no campo do mecanismo de pesquisa e controle do sistema operacional Android para expandir sua participação no mercado de navegadores web.
Em um comunicado, o Google acusou os legisladores de ajudar seus concorrentes mais do que pensar nos problemas do ponto de vista do consumidor:
Os produtos gratuitos do Google, como Search, Maps e Gmail, ajudaram milhões de americanos. Investimos bilhões de dólares em pesquisa e desenvolvimento para criar e melhorar esses produtos.
O Google compete de forma justa em um setor altamente competitivo. Discordamos dos relatórios. Ele contém alegações de concorrentes comerciais que estão desatualizadas e imprecisas.
Muitas das propostas divulgadas no relatório causarão danos reais aos consumidores. Também prejudicará a liderança tecnológica dos EUA e a economia dos EUA; e não terá nenhum benefício.
Muitas empresas, incluindo grandes empresas consideradas concorrentes pelo Google, disseram ao subcomitê que dependem principalmente do tráfego do Google e não há outro mecanismo de busca que possa ser usado como um substituto.
Fonte: Gizchina
Google apresenta ferramentas para digitalização das empresas