Qual é a diferença entre driver e firmware?

Leonardo Santana
Por Leonardo Santana

Não importa o sistema operacional que usamos: instalamos coisas que categorizamos em drivers e firmware. Mas, qual é a diferença entre driver e firmware?

A diferença fundamental entre firmware e driver é sua finalidade de design. Firmware é um programa que dá vida ao hardware do dispositivo. Um driver é um intermediário entre o sistema operacional e os componentes de hardware.

Diferença entre driver e firmware

Firmware

O firmware é um programa de computador que ajuda o sistema operacional a fazer tudo o que ele deseja. Podemos ver o firmware em muitos dispositivos, incluindo computadores, dispositivos móveis, controladores remotos, consoles de jogos, smartwatches e vários sistemas embarcados. Até mesmo o controle remoto de TV usado para mudar de canal tem um firmware pré-carregado que faz seus botões funcionarem.

O firmware é projetado para controlar o hardware de um dispositivo. Ele está presente em um chip de memória não volátil e raramente requer uma atualização. No caso de um computador pessoal, nós o chamamos de BIOS ou UEFI.

Qual é a diferença entre driver e firmware?
Firmware é um programa que dá vida ao hardware do dispositivo. Um driver é um intermediário entre o sistema operacional e os componentes de hardware. Imagem: Engin_Akyurt | Pixabay.

O BIOS é a primeira coisa que ganha vida depois que o computador é ligado. Ele pode interagir com o hardware e verificar se há erros. O BIOS chama outro programa chamado bootloader, que faz o trabalho de acordar o sistema operacional dentro do disco rígido e colocá-lo na memória RAM.

Driver

A tarefa do driver é atuar como mediador entre o hardware e o sistema operacional. Um sistema operacional não vem com suporte para todos os hardwares presentes na máquina.

Você pode pegar o exemplo da placa gráfica. Diferentes empresas fabricam esses produtos; e é por isso que o sistema operacional precisa de drivers customizados projetados pelos próprios fabricantes de hardware para acessar esses componentes de hardware.

Nem todo driver é projetado para interagir com o usuário. Muitos continuam seu trabalho no anonimato, o usuário estando completamente inconsciente deles.

Fonte: Fossbytes

Drivers gráficos AMD Radeon já representam mais de 10% de todo o kernel Linux

NVIDIA lança outro novo driver Vulkan Beta 455.26.01

Fedora 32 e RHEL 8.2 suportam drivers HP Linux

Share This Article
Follow:
Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.