Internet Starlink da SpaceX funcionará até mesmo em transportes de alta velocidade

Leonardo Santana
Leonardo Santana

Elon Musk, CEO da SpaceX, confirmou que a Starlink poderia ser usada para fornecer sua banda larga via satélite em trens de alta velocidade em todo o mundo.

Anton Kanerva, cientista da Suécia, perguntou a Musk se as antenas parabólicas Starlink poderiam ser instaladas em trens de alta velocidade para fornecer banda larga confiável em áreas remotas. É uma questão relevante para a Suécia, que tem conexões ferroviárias entre a maioria das grandes cidades.

Internet Starlink da SpaceX funcionará até mesmo em transportes de alta velocidade

Kanerva perguntou a Musk:

As antenas Starlink serão implantadas em objetos móveis de alta velocidade, como trens? Seria incrível se os trens que se deslocam no meio do nada pudessem finalmente ter conexões estáveis de alta velocidade com a internet.

Internet Starlink da SpaceX funcionará até mesmo em transportes de alta velocidade
Elon Musk, CEO da SpaceX, confirmou que a Starlink poderia ser usada para fornecer sua banda larga via satélite em trens de alta velocidade em todo o mundo. Foto: SpaceX.

Os satélites Starlink da SpaceX, que orbitam a cerca de 550 km acima da Terra, têm quatro antenas para transmissões. Os terminais do usuário final apresentam um motor que direciona automaticamente a antena para as antenas do satélite.

Mas, embora Musk diga que os terminais de usuário são fáceis de configurar, o custo dos terminais de usuário final continua sendo o maior desafio não resolvido para a Starlink.

Musk disse:

Acho que o maior desafio será com o terminal do usuário e fazer com que o custo do terminal do usuário seja acessível. Levará alguns anos para realmente resolver isso.

Musk quer que os terminais funcionem por uma década ou pelo menos mais de cinco anos, pois serão difíceis de consertar ou fazer manutenção em áreas remotas.

A SpaceX recentemente apresentou os testes de desempenho da internet Starlink mostrando que ela era capaz de velocidades de download de 103 Mbps, velocidades de upload de cerca de 40,5 Mbps e uma latência de 18 milissegundos.apresentou

Fonte: ZDNET

Beta público da internet Starlink da SpaceX está pronto após o último lançamento

Internet Starlink da SpaceX começa a cumprir sua promessa de internet via satélite

Roteador Wi-Fi da SpaceX foi aprovado e internet Starlink Beta está disponível

Share This Article
Follow:
Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.