in

A especificação PCI Express 6.0 deve ser finalizada em 2021

O desenvolvimento está prosseguindo como planejado

A especificação PCI Express 6.0 deve ser finalizada em 2021
A especificação PCI Express 6.0 deve ser finalizada em 2021. Imagem: Reprodução / Tech Spot.

Seguindo a publicação do USB 4, a indústria de hardware para PC tem outro anúncio relacionado à conectividade para nós. O Grupo de Interesse Especial de Interconexão de Componentes Periféricos (PCI-SIG, sigla em inglês) – o pessoal responsável pelo tratamento das certificações PCI – anunciou em um post de blog que o trabalho na sua futura especificação PCI Express 6.0 (PCI-E 6.0) acaba de atingir um marco importante no desenvolvimento.

A especificação PCI Express 6.0

O PCI-SIG concluiu o trabalho na Revisão 0.3 da especificação, o que significa que o PCI Express 6.0 está agora no caminho certo para ser finalizado em 2021; assumindo que o grupo não atinja nenhum grande obstáculo antes disso. Para quem não sabe, o PCI-E 6.0 trará taxas de dados de 64 GT/s (duas vezes mais rápido que os 32 GT/s do PCI-E 5.0), enquanto “mantém a compatibilidade com versões anteriores” de todas as gerações anteriores da tecnologia.

De acordo com o PCI-SIG, os dois novos recursos principais do PCI-E 6.0 serão a codificação PAM-4 (Modulação de Amplitude de Pulso com 4 níveis) e a “correção de erros avançados de baixa latência”, que devem ajudar a aumentar a “eficiência da largura de banda”. Em outras palavras, o 6.0 é (previsivelmente) definido como a especificação PCI-E mais rápida até o momento.

A especificação PCI Express 6.0 deve ser finalizada em 2021
O USB 4 já foi anunciado!

Infelizmente, isso pode não significar muito para o usuário médio do PC. Como muitos de nossos leitores provavelmente sabem, a especificação PCI-E 5.0 ainda não foi implementada em nenhuma placa-mãe de consumidor comum. Além disso, até mesmo a especificação PCI-E 4.0 ainda não é amplamente suportada (embora isso esteja mudando).

Por fim, independentemente disso, o PCI-SIG incentivou suas empresas membros a oferecer sugestões ou contribuir para a especificação do PCI-E 6.0 no futuro.

Neste artigo, você viu que a especificação PCI Express 6.0 deve ser finalizada em 2021.

Se gostou, não deixe de compartilhar!

Fonte: Tech Spot

Leia também:

Publicada a especificação USB 4.0 “USB4”

Intel envia suporte a USB 4.0 para o kernel Linux

Escrito por Leonardo Santana

Astrônomo amador e eletrotécnico. Apaixonado por TI desde o século passado.

Fedora 31 vai atrasar lançamento por causa de bugs no DNF

Fedora 31 vai atrasar lançamento por causa de bugs no DNF

Mark Zuckerberg defende liberdade de expressão no Facebook

Mark Zuckerberg defende liberdade de expressão no Facebook