in

USB 4 suportará totalmente o DisplayPort 2.0, incluindo monitores HDR de 8K

O DisplayPort Alt Mode 2.0 pode transmitir até 80 Gbps e deve aparecer em 2021.

Mais da metade dos smartphones lançados em 2020 terá portas USB-C

O USB 4 está pronto para deixar o USB 3.2 para trás com o dobro da velocidade. Agora, a VESA anunciou que também oferecerá suporte total à grande largura de banda disponível para o padrão DisplayPort 2.0. Isso significa que o USB 4 funcionará com dispositivos que exigem muita velocidade, como 8K 60 Hz HDR ou até 16K 60Hz.

USB 4 suportará totalmente o DisplayPort 2.0

Como o USB 4 funciona a 40 Gbps e o DisplayPort 2.0 suporta velocidades de 80 Gbps, como isso funcionará? O USB 4 pode realmente enviar e receber a 40 Gbps ao mesmo tempo, então a VESA aproveitou isso com uma nova especificação chamada DisplayPort Alt Mode 2.0. Como o DisplayPort é usado principalmente para vídeo, que envia dados apenas de um caminho do seu PC para um monitor, o padrão Alt Mode 2.0 remapeia os pinos de dados do USB-C para trabalhar apenas em uma direção — oferecendo o dobro da velocidade.

USB 4 suportará totalmente o DisplayPort 2.0, incluindo monitores HDR de 8K
A VESA anunciou que também oferecerá suporte total à grande largura de banda disponível para o padrão DisplayPort 2.0. Isso significa que o USB 4 funcionará com dispositivos que exigem muita velocidade, como 8K 60 Hz HDR ou até 16K 60Hz. Imagem: VESA.

De acordo com o site Anandtech, o Alt Mode 2.0 suportará cabos USB 4 regulares. Ao mesmo tempo, os monitores não precisam ter controladores USB 4, o que deve simplificar os designs de exibição. Por fim, como também suporta o padrão Thunderbolt 3, o USB 4 se tornará um padrão de conexão universal para smartphones e PCs.

Fonte: Engadget

Leia mais:

Plano interno da AMD mostra suporte nativo a DDR5 e USB 4.0 chegando em 2022

Intel envia suporte a USB 4.0 para o kernel Linux

Publicada a especificação USB 4.0 “USB4”

Kernel 5.6 terá suporte a USB4

Vantagens e desvantagens do novo padrão USB4

Raspberry Pi 4 tem um bug na porta USB-C

Os smartphones Galaxy S20 da Samsung são os primeiros a alcançar o status Certified USB Fast Charger

Escrito por Leonardo Santana

Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.