in

A maior câmera digital do mundo tirou a primeira foto de 3.200 megapixels!

A câmera é destinada ao Rubin Observatory, no Chile.

A maior câmera digital do mundo tirou a primeira foto de 3.200 megapixels!
Imagem: Farrin Abbott | SLAC National Accelerator Laboratory.

Pesquisadores testaram com sucesso a maior câmera digital do mundo, que é capaz de tirar fotos gigantescas de 3.200 megapixels. As imagens são possibilitadas por 189 sensores individuais espalhados por um plano focal de 60 cm de largura. Cada um dos sensores pode capturar imagens de 16 megapixels.

A câmera é destinada ao Rubin Observatory, no Chile, onde fará periodicamente imagens panorâmicas de todo o céu austral durante uma década. Seus dados serão inseridos no Rubin Observatory Legacy Survey of Space and Time (LSST), um catálogo contendo mais galáxias do que pessoas vivas na Terra!

A maior câmera digital do mundo

A equipe divulgou imagens tiradas com o plano focal da câmera, bem como um visualizador de imagens da câmera. As imagens atuais incluem a cabeça de um brócolis, a gravura de Flammarion e uma colagem da equipe de câmera.

A maior câmera digital do mundo tirou a primeira foto de 3.200 megapixels!
As imagens são possibilitadas por 189 sensores individuais espalhados por um plano focal de 60 cm de largura. Cada um dos sensores pode capturar imagens de 16 megapixels. Imagem: Jacqueline Orrell | SLAC National Accelerator Laboratory.

As imagens não são tão claras quanto as que serão possíveis porque foram tiradas sem lente. Em vez disso, a equipe usou um orifício de agulha de 150 mícrons para projetar imagens no plano focal. A câmera terá o tamanho de um SUV depois de concluída, o que deve acontecer em meados de 2021.

A equipe de câmeras ainda precisa integrar lentes, um obturador e um sistema de troca de filtro. A câmera incluirá o que é considerada a maior lente óptica do mundo. A lente primária mede 1,57 metros de diâmetro, enquanto uma segunda tem um diâmetro de 1,2 metros e uma terceira tem 72 centímetros de diâmetro.

A câmera custará $ 168 milhões para montar, de acordo com o designer do telescópio, o Laboratório Nacional Lawrence Livermore do governo dos EUA.

O plano focal da câmera tem uma área de superfície grande o suficiente para capturar uma parte do céu com o tamanho aproximado de 40 luas cheias. Sua resolução é tão alta, disse a equipe, que você poderia usá-la para localizar uma bola de golfe a 24 quilômetros de distância!

A câmera deve coletar imagens de cerca de 20 bilhões de galáxias na próxima década e deve ajudar os cientistas a entender como as galáxias evoluíram ao longo do tempo.

Fonte: ZDNET

Raspberry Pi ganha câmera de 12 megapixels

Samsung quer rivalizar com o olho humano com sensores de câmera de 600 megapixels