in ,

Acompanhe a estreia do nosso podcast

Ouça um resumo das principais notícias da semana.

Acompanhe a estreia do nosso podcast

Nesta semana, damos início a um novo projeto dentro do site SempreUpdate. O podcast semanal com o resumo das principais notícias da semana. A ideia é, com o tempo, ampliarmos ainda mais a duração, com possível reformulação e amadurecimento do formato. Acompanhe a estreia do nosso podcast.

Acompanhe a estreia do nosso podcast

Vamos, então, à estreia do podcast semanal do SempreUpdate.

Você pode ouvir logo abaixo, na narração de Rodrigo Leutz e mixagem de Leonardo Santana:

 

Notícias da semana

E esta foi uma semana de muitas notícias importantes no mundo Linux. Primeiramente, o destaque é a chegada da nova versão do Ubuntu 20.04 LTS no último dia 23. A nova versão da distro possui muitas novidades, entre elas, a principal é o GNOME 3.36.

Ubuntu 20.04 LTS ‘Focal Fossa’ é finalmente lançado

Porém, tem muito mais: uma nova variante de tema claro e escuro, o Kernel 5.4, Escala fracionária, Suporte aprimorado ao ZFS, Snap store, Python 3 como padrão, novo papel de parede e suporte ao Wireguard.

Acompanhe a estreia do nosso podcast

E tão logo saiu o Ubuntu 20.04, a equipe de desenvolvimento do Ubuntu está se preparando para o próximo Ubuntu 20.10. Seguindo a regra de ouro da Canonical/Ubuntu, a nova distro recebeu o codinome de ‘Groovy Gorilla’. A nova distro não LTS deve chegar só em outubro. Ainda não há detalhes sobre recursos a serem implantados.

Ubuntu 20.10 recebe o codinome de Groovy Gorilla

E junto com a versão 20.04, o Ubuntu divulgou uma pesquisa com seus usuários. 17% dos usuários do Ubuntu precisam usar o Windows no trabalho. Outros 30% têm saudades do Unity e 80% esperam melhoras significativas no GNOME.

Pesquisa mostra que 30% dos usuários do Ubuntu querem o Unity de volta; 80% querem o GNOME “melhor”

E também tem novidade em relação ao Fedora. A nova versão do Fedora 32 WorkStation será instalada por padrão nos computadores da Lenovo ThinkPad. Segundo a empresa, este é um piloto da Linux Community Series da Lenovo – Fedora Edition, começando com os laptops ThinkPad P1 Gen2, ThinkPad P53 e ThinkPad X1 Gen8. A data oficial de lançamento dos laptops com Fedora será definida em maio.

Lenovo terá laptops com Fedora

E você encontra estas e outras informações em nosso site.

E se você tiver dúvidas, participe de nosso grupo no Telegram @sitesempreupdate.