Acompanhe os destaques sobre NetBSD,  PinguyOS, NST e SolydXK.

Quatro distribuições, entre elas o NetBSD, anunciaram atualizações. No caso da NetBSD, foi lançada nova versão de testes para corrigir possíveis bugs. O PinguyOS vem com um Gnome 3.28 modificado e versões Full e Mini. Por outro lado, o NST 28-10234 é baseado no Fedora 28 e tem como foco testes de segurança. Enquanto isso,o  SolydXK é uma distribuição baseada em Debian que está disponível nas edições KDE Plasma e Xfce.  Em relação ao CentOS, foram aplicadas atualizações importantes que devem ser feitas pelos usuários. Então, acompanhe os destaques sobre CentOS, NetBSD,  PinguyOS, NST e SolydXK.

CentOS

atualizações para CentOS

O CentOS é uma distribuição Linux baseada no código-fonte do Red Hat Enterprise Linux. A versão mais recente do projeto, o CentOS 6.10, oferece uma atualização para a série 6.x do projeto. Deste modo, foram feitas correções de erros, além de algumas pequenas atualizações.

O CentOS Linux 6.10  está disponível nas arquiteturas i386 e x86_64. Existem várias mudanças nesta versão, em comparação com as versões anteriores do CentOS Linux 6. Assim sendo, a recomendação é que deem uma olhada nas Notas de versão upstream, bem como as Notas técnicas de upstream. Elas têm informações sobre as alterações e como elas podem impactar sua instalação. 

Mais informações podem ser encontradas no site do anúncio de lançamento e nas notas de lançamento. Para baixar imagens de instalação, acesse:

Baixar CentOS

 

NetBSD

NetBSD logo

O desenvolvedor Martin Husemann anunciou a disponibilidade do segundo (e provavelmente final) release candidate do NetBSD 8.0. O novo candidato a lançamento corrige vários problemas que existiam no instantâneo anterior e inclui correções de segurança do kernel para erros da CPU.

Segundo os idealizadores, o NetBSD 8.0 RC 1  não apresentou bons resultados nos testes realizados. De acordo com o anúncio, muitos servidores/máquinas NetBSD.org foram atualizados para ele e funcionaram bem. Porém, o cluster de construção automática, teve problemas. Desta maneira, foi detectado um erro de driver (Intel 10 GBit Ethernet), aparecendo apenas em certas configurações, e foi corrigido agora.

Outros eventos de segurança, como o novo exploit relacionado a FPU em alguns processadores da Intel, causaram mais alterações no kernel. Então, por este motivo,  a equipe resolveu lançar uma segunda versão de testes para avaliação.

Mais informações podem ser encontradas no anúncio de lançamento do projeto . Dessa forma, para fazer o download, acesse:

NetBSD 8.0 RC2

 

PinguyOS

PinguyOS

O Pinguy OS é uma distribuição baseada no Ubuntu que oferece um ambiente de área de trabalho GNOME customizado. O propósito é ser fácil de usar para novos usuários do Linux. O último lançamento do projeto, o Pinguy OS, é baseado no Ubuntu 18.04 LTS e inclui o GNOME 3.28. Suporte para computador de 32 bits foi descartado desta versão. O anúncio de lançamento do projeto lista várias novas mudanças:

  • Tweaked Gnome 3.28.2;
  • OpenGL version String: 3.1;
  • Mesa 18.1.1;
  • Gerenciador de arquivos Nemo 3.8.3;
  • Kernel 4.15.0-20;
  • Downgraded do driver DRI para Xorg para DRI2, isso corrige RetroArch;
  • Incluído repo Winepak por isso vai ser fácil de instalar jogos  do Windows;
  • Suporte exFAT ativado;
  • Removido Docky e substituído com indicador de status simples de Dock & Places;
  • Níveis de áudio podem passar de 100% por padrão;
  • Fixed Shutter  (Obturador Fixo), mas só funciona no Xorg;
  • Alguns dos aplicativos Gnome padrão foram substituídos pelas versões MATE;
  • Sai novo Gedit e entra o Pluma.

O PinguyOS está disponível nas edições Full e Mini. A lista completa de imagens pode ser acessada clicando no botão abaixo:

PinguyOS

Network Security Toolkit (NST)

Network Security Toolkit (NST)

O Network Security Toolkit (NST) é um disco inicializável baseado na distribuição do Fedora. O kit de ferramentas foi projetado para fornecer acesso fácil aos melhores aplicativos de segurança de rede de código aberto. O projeto lançou o NST 28-10234, que é baseado no Fedora 28. A nova versão inclui: melhorias no Bluetooth e ferramentas de testes e varredura de segurança.

Aqui estão alguns destaques e novas ferramentas adicionadas para esta versão:

  • Sguil – O Console Analyst para Monitoramento de Segurança de Rede foi integrado ao NST para acesso e exibição de eventos de IDS em tempo real e capturas brutas de pacotes;
  • Uma nova página da WUI do NST para o Gerenciamento do Snort IDS é mostrada com acesso ao Sguil;
  • O novo Sguil RealTime Console baseado na web também é mostrado usando ProNetset Pro (Proofpoint ET);
  • Além disso, uma nova página de verificação Bluetooth foi adicionada à WUI do NST para ajudar a localizar dispositivos Bluetooth e BLE detectáveis ??próximos;
  • Igualmente, você pode usar a página Bluetooth Scan, nos menus Network|Wireless e Security|Active Scanners;
  • Por outro lado, a ferramenta de craqueamento de autenticação de rede de alta velocidade Ncrack é usada para ajudar as empresas a proteger suas redes testando proativamente todos os seus hosts e dispositivos de rede em busca de senhas ruins;

Mais informações sobre este lançamento podem ser encontradas na home page do projeto.

Baixar NST

 

SolydXK

SolydXK

SolydXK é uma distribuição desktop baseada em Debian que está disponível nas edições KDE Plasma e Xfce. A versão mais recente do projeto, o SolydXK 201807, apresenta vários aprimoramentos de segurança, incluindo a ativação do AppArmor na configuração padrão. Em síntese, o anúncio de lançamento da distribuição destaca:

  • A configuração padrão do Firefox foi ainda mais restrita e os plugins fornecidos, Privacy Badger, HTTPS Everywhere e uBlock Origin, ajudam a melhorar sua privacidade; essas restrições também foram implementadas para o Thunderbird;
  • O AppArmor agora está instalado por padrão. Assim, deve melhorar a segurança vinculando os atributos de controle de acesso a programas em vez de aos usuários;
  • Além disso, todos os aplicativos do SolydXK agora usam o pkexec para obter permissões elevadas;
  • Por outro lado, muitos novos recursos e bugs foram solucionados nos aplicativos SolydXK.

Então, você pode baixar as imagens ISO acessando:

Baixar SolydXK

 

Claylson
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Como corrigir erro no Deepin: “chave Erro GPG: http://repository.spotify.com stable InRelease”

Previous article

Elementary OS 5.0 lança versão Beta 1

Next article

You may also like