Quando abordamos como dividir ou juntar arquivos com o comando split no Linux, muita gente corre logo para a central de programas ou para o terminal, achando que terá que instalar aplicativos de terceiros para que isso seja possível.
A verdade é que não é necessário, o recurso é nativo e todas as distribuições contam com ela, e hoje vamos aprender um pouco mais sobre o split e o cat, que sempre nos salva nas horas em que precisamos manipular grandes arquivos.
A ideia deste item, é justamente usar o terminal para separar ou juntar arquivos no Linux, é comum que seja encontrado aplicações que são verdadeiras interfaces gráficas dos comandos, isso não é proibido.
Mas pode ser desinteressante quando você pretende aprender mais sobre o Linux e também quando estiver prestes a tirar alguma certificação LPI, então é hora de abandonar um pouco as facilidades do mundo Linux e abraçar com mais força os comandos via terminal.
Comando Split – Dividir arquivos no Linux
Para separar um arquivo no Linux vamos usar o Split, sim, um comando nativo, ou seja, que existe como dito antes, sem a necessidade de instalar nada a mais. A sintaxe do comando Split é muito simples confira:
split {opção} [Arquivo origem] [Arquivo destino]
Opções do comando split:
- -b num[bkm] : coloca num bytes, kbytes ou Mbytes em cada arquivo.
- -l num: coloca num linhas em cada arquivo.
Digamos que você tenha um banco de dados no tamanho de 200MB e você precisa fazer upload em uma estrutura cujo o tamanho máximo de envio é de 50MB, pois bem, é nesta hora que o split entra em ação.
split -b 50M -d bancodedados.sql arquivodividido.sql
Primeiro eu preciso saber quantas linhas o meu arquivo possui, depois eu vou determinar em quantas linhas vou dividir cada arquivo.
Digamos que eu tenho um arquivo com 10.000 linhas, e eu preciso dividir este arquivo imenso por alguma razão, então eu vou precisar executar o comando abaixo:
split -l 1000 arquivodividido.txt
Comando cat – Juntar arquivos no Linux
Agora que você já viu como dividir arquivos no Linux usando o split, vamos fazer exatamente o contrário, juntar arquivos o Linux usando o cat, confira a sintaxe do comando.
cat arquivodividido.sql.01 arquivodividido.sql.02 arquivodividido.sql.03 arquivodividido.sql.04 > arquivoconcatenado.sql
Hoje, você viu como dividir e juntar arquivos no Linux com o split e o cat, esperamos que tenha gostado, em breve mais posts como esse, essencial para quem quer ser uma administrador de sistema Linux e também para quem pretende tirar uma certificação LPI no futuro.