Os serviços de preenchimento automático no Android 11 poderão exibir informações nos teclados, em vez de aparecerem em pop-ups da mesma forma que nas versões anteriores do Android. Assim, isso pode tornar as coisas muito mais limpas ao tentar fazer compras e inserir informações em um site.
Isso funciona usando as novas APIs de preenchimento automático no Jetpack que permitem que o preenchimento automático reconheça quando um teclado está ativo e exibe sugestões de preenchimento automático para itens como informações de cartão de crédito na faixa de sugestões do teclado.
Android 11 vai tornar os teclados mais suaves
Até o momento, o serviço não foi visto usando o Gboard ou o SwiftKey; portanto, ainda pode haver integração da API com o serviço de preenchimento automático do Google. Quando estiver funcionando, ficaremos muito felizes em vê-lo no teclado ao inserir coisas como endereço, e-mail e número de telefone.
Há também novas animações de interface do usuário projetadas para ajudar o teclado a ser mais transparente ao usá-lo em aplicativos como mensageiros. Os aplicativos poderão ouvir os comandos que sinalizam a abertura de um teclado e, em seguida, deslizar o conteúdo do aplicativo mais graciosamente enquanto o teclado é carregado na parte inferior da tela.
Há também uma animação que os desenvolvedores podem usar para permitir que o teclado surja naturalmente quando os usuários deslizam de determinados elementos na tela, mas eles dependem dos desenvolvedores para implementá-los.
Fonte: Android Central
Leia mais:
Android 11 Beta 1 lançado para telefones Pixel do Google
Google quer “atualizações contínuas obrigatórias” para dispositivos Android 11
Android 11 vai funcionar em todos os smartphones?
Google Chrome para Android está reprojetando a interface de preenchimento automático