O Google lançou o Android Studio 4.0 estável, com adições ainda mais úteis e correções necessárias.
Google lança o Android Studio 4.0
O primeiro recurso sobre o qual falaremos é o Motion Editor. Com o Android Studio 4.0, há uma nova interface do Motion Editor que permite criar e editar visualmente transições e animações em um MotionLayout. Tudo acaba em um arquivo XML, mas você não precisa mais escrevê-lo.
No Android Studio 4.0, você pode usar o Layout Inspector para uma inspeção simples da árvore de exibição (agora inclui recursos como atualização ao vivo). Emparelhado com dispositivos que executam pelo menos o Android 10, você tem ainda mais recursos, como atributos de exibição mais detalhados e uma representação 3D do que está na tela.
O Android Studio 4.0 adicionou o Layout Validation, que permite ver como o layout ficará em uma variedade de tamanhos e resoluções de tela diferentes.
Outra parte irritante do desenvolvimento para Android é tentar usar os recursos do Java 8. Por um tempo, o plug-in Android Gradle conseguiu compilar alguns recursos do Java 8 para APIs mais antigas, mas a partir do Android Studio 4.0, todas as funcionalidades do Java 8 agora devem ser suportadas.
Por fim, caso queira ler mais matérias sobre código aberto, Linux, Android, hardware, internet, programação e ficar atualizado com as novidades do mundo da tecnologia, acompanhe as matérias no canal do Sempre Update no Telegram.
Fonte: XDA Developers
Leia mais:
Como instalar o Android Studio no Ubuntu, Debian, Fedora, CentOS e openSUSE!
Google lança Android 11 Developer Preview 4
Google define data para o evento de lançamento do Android 11 Beta
Android 11 vai funcionar em todos os smartphones?
Google quer “atualizações contínuas obrigatórias” para dispositivos Android 11
Android 11 facilitará o controle de seus produtos domésticos inteligentes