A Microsoft ensinará a programadores novatos a amplamente usada linguagem de programação JavaScript. A Microsoft lançou um grande curso em vídeo de 51 partes no YouTube para ajudar os programadores interessados em criar aplicativos de navegador a se concentrar em JavaScript, usar kits de desenvolvimento de software (SDKs) e frameworks de JavaScript.
A série de vídeos segue uma estrutura semelhante à série Python lançada no YouTube em setembro do ano passado, oferecendo aulas e ferramentas de IA que podem ser usadas na nuvem Azure.
Aprenda JavaScript com novo curso da Microsoft
Em sua página GitHub para o curso, a Microsoft diz:
Nosso objetivo é ajudar a mostrar JavaScript suficiente para fornecer a base necessária para começar a trabalhar com inícios rápidos e tutoriais focados em estruturas e SDKs usando JavaScript.
Criado como uma extensão do navegador Netscape, o JavaScript se tornou a linguagem ideal para a construção de aplicações de navegador, aplicações móveis e de desktop. Os desenvolvedores também usam o “JavaScript runtime environment” de código aberto Node.js para código do lado do servidor.
Os tutoriais da Microsoft auxiliam os participantes na configuração de um ambiente de desenvolvimento com o popular editor de código Visual Studio da Microsoft, bem como na instalação do Node.js. Os usuários são guiados pelas etapas para criar um aplicativo Hello World.
Para ajudar, a Microsoft irá familiarizar os aspirantes a programadores de JavaScript com a extensa coleção de pacotes e bibliotecas de software disponíveis no npm.
Bem no início da série, os alunos aprenderão a trabalhar com strings, tipos de dados e como usar modelos para formatar strings, antes de passar a criar e preencher matrizes e aprender conceitos como programação assíncrona.
O superconjunto de JavaScript da Microsoft, o TypeScript, também se tornou uma opção popular para desenvolvedores que criam grandes aplicações front-end.
Fonte: ZDNET
Java ainda domina o Python e JavaScript é a linguagem principal
eXtern OS é uma distribuição Linux com interface baseada em JavaScript