in

As principais tendências tecnológicas dos próximos anos

as-principais-tendencias-tecnologicas-dos-proximos-anos
Foto por mohamed hassan/CC0 Public Domain

De acordo com especialistas em tecnologia e previsões, nos próximos anos e décadas ocorrerão alguns dos maiores avanços tecnológicas da história. Da realidade virtual até robôs inteligentes, existem diversas tendências que merecem um olhar mais aprofundado.

Realidade Virtual

O uso da realidade virtual (RV) ou aumentada no entretenimento elimina diversas barreiras entre uma história e seu público e permite que criadores desenvolvam trabalhos experimentais muito mais envolventes.

Um caso recente é o do músico Paul McCartney, que lançou uma gravação de concerto de 360 graus por meio de um aplicativo de realidade virtual vinculado ao headset barato do Google Cardboard.

Foto por Pxhere/CC0 Public Domain

A Jaunt, uma startup que arrecadou mais de US$ 100 milhões para desenvolver hardware, software e aplicativos de RV para criadores de conteúdo, estava por trás do aplicativo e algumas empresas brasileiras estão seguindo o mesmo caminho.

Facilidades para o usuário e streaming

Um número maior de ferramentas para os usuários e streaming de conteúdo por demanda são as duas principais tendências tecnológicas para o setor esportivo nos próximos anos.

O poker sempre foi pioneiro em adotar novas tecnologias e esse foi um dos principais motivos para que nos últimos anos sua versão online se tornasse tão popular quanto a offline. Por exemplo, o site da Full Tilt conta com diversos recursos especiais para os usuários, como auto buy-in, acesso fácil para ring games e replay instantâneo das mãos de oponentes para análise de jogadas.

Já em relação ao streaming, hoje em dia é possível encontrar transmissões pela internet de quase todos os grandes esportes e suas competições.

Do futebol com o YouTube, o futebol americano com o NFL GamePass, o basquete com o NBA League Pass e o próprio poker com a Twitch, acompanhar os atletas e equipes favoritos nunca foi tão fácil e pode ocorrer até mesmo pelo smartphone.

O que deve ocorrer no futuro é um aumento ainda maior no número de opções de streaming e ainda mais facilidades e recursos para os usuários em todos os tipos de aplicativos esportivos.

Drones

A tecnologia de drones vem sendo utilizada por organizações de defesa e grandes empresas tecnológicas por um bom tempo. No entanto, os benefícios dessa ferramenta já vão muito além desses setores.

Os casos de uso para soluções seguras e econômicas variam desde fornecimento de internet até coleta de dados e à medida que as tecnologias de autonomia e de prevenção de colisão melhoram, também aumentará a capacidade dos drones de realizarem tarefas cada vez mais complexas.

as-principais-tendencias-tecnologicas-dos-proximos-anos-2

De acordo com as previsões, o mercado global emergente de serviços empresariais usando drones está avaliado em mais de US$ 127 bilhões e o investimento no espaço dos drones não para de crescer.

O Google adquiriu a empresa de drones movidos a energia solar Titan Aerospace para fornecer internet via VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado), mas o empreendimento se mostrou desafiador. Desde então, eles se voltaram para um design semelhante a um balão meteorológico (Project Loon), que fornecerá acesso à internet a partir da estratosfera.

As torres de telecomunicações também são inspecionadas com frequência para garantir a confiabilidade do serviço e a AT&T e a Verizon já usaram drones em Houston no Texas para inspecionar suas torres de maneira rápida, um processo que seria muito perigoso e demorado para ser feito manualmente.

Os drones puderam avaliar os danos para que as equipes de reparo pudessem ser implantadas para restaurar o serviço e em muitos casos, o serviço foi restaurado em horas no lugar de dias.

Uma das empresas mais promissoras no setor é a Skyward, que fornece uma plataforma de software de drones como um serviço e ajuda operadores de drones comerciais em vários setores.

Robôs programados com inteligência artificial

Ensinar robôs para mapear e manipular objetos é uma tarefa difícil, mas vários desenvolvimentos de pesquisa da DeepMind e da UC Berkeley já demonstraram sucesso com o aprendizado individual em que robôs podem reconhecer novos objetos sem um grande volume de dados de treinamento prévio.

Enquanto esta tecnologia ainda tem um longo caminho a percorrer, os sistemas de hoje já são bons o suficiente para os robôs trabalharem ao lado dos humanos e os conhecidos “cobots” e “braços cobot” já se tornaram padrão nos ambientes de fabricação e depósito.

as-principais-tendencias-tecnologicas-dos-proximos-anos-4

Os robôs podem concluir facilmente tarefas repetitivas e previsíveis, mas para tarefas menos estruturadas, como escolher um item de um sortimento aleatório, há muito mais cenários únicos em que o tratamento especial deve ser calculado por um algoritmo.

Com as ferramentas de aprendizado de máquina mais amplamente acessíveis, as startups estão desenvolvendo a visão computacional para dar suporte a uma nova onda de robótica.

Diversas outras áreas estão prontas para disrupção

Essas são apenas algumas das principais tendências tecnológicas para os próximos anos. Existem muitas outras em diferentes setores e é impossível mencionar tudo que será alterado, mas o futuro promete mudanças grandes, importantes e até mesmo revolucionárias.

Written by Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

Sailfish OS mudou seu nome para Aurora OS na Rússia

Sailfish OS mudou seu nome para Aurora OS na Rússia

Google abre registro de domínios

Google abre registro de domínios