SempreUPdate
Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Braille Translation – Transforme textos em braille num piscar de olhos para seus alunos

Entre na era da acessibilidade, conheça o Braille Translation!

A inclusão de alunos com deficiência hoje nas instituições regulares de ensino, principalmente públicas, vem se tornando cada vez maior. Mas, o que deveria ser uma grande conquista, passa a ser um grande desafio em muitas realidades.

Inúmeros fatores que vão desde a falta de materiais de apoio específicos para o desenvolvimento de atividades para cada deficiência, falta de preparo dos profissionais, até o número máximo de alunos que sempre ultrapassa o que a lei especifica em salas de aula que recebem alunos com deficiência, acabam por desqualificar todo um trabalho que poderia trazer muitos benefícios para esse alunado. Isso faz com que a inclusão, que deveria oportunizar muito mais do que a socialização de tais alunos, fique restrita apenas a isto.

Podemos exemplificar a realidade de muitas escolas regulares que recebem alunos com deficiência visual. Quando essas não possuem o “material básico” que seria uma máquina de escrever Braille para esses alunos digitarem seus textos e atividades, o que acontece? O professor acaba por entregar uma cópia ou o livro com tais textos ou atividades para o aluno. Por sua vez, esse aluno fica incumbido de levar tal texto/atividade para a escola especializada que também frequenta em contra turno. Lá, tais textos/atividades serão digitados e impressos em braille. Mas, o tempo que se gasta nesse “vai e vem” faz com que o aluno perca um precioso tempo.

Chegamos então ao objetivo desse texto que é apresentar uma dica valiosa para quem recebe principalmente alunos com esse tipo de deficiência.

Temos na web uma página chamada Math is Fun que, na verdade, é voltada para a disciplina de Matemática, apresentando inúmeras atividades lúdicas para o ensino da mesma.

Porém, a página também apresenta uma ferramenta – o Braille Translation, que transcreve textos para o braille. Acompanhem:

1 – Home da página Maths is Fun

2 – Localizando o Braille Translation

3 – Clique na 1ª opção

4 – Interface do Braille Translation

Ou se preferir clique no botão abaixo para ser redirecionado diretamente a página:

Braille Translation

Abaixo, digitei apenas meu nome, a fim de ilustrar a conversão:

braille-translateion-alunos-escolas

5 – Após convertido, basta imprimir o texto/atividade e entregá-lo ao aluno, lembrando que a escola ou a instituição deverá ter uma impressora elétrica.

Para professores que enfrentam a dura realidade citada no início desse texto, com certeza ganhará um tempo primordial, convertendo qualquer texto usando o Braille translator.

É fato dizer que a inclusão em sua excelência está longe de acontecer, pois não é simples nem fácil. Porém, não podemos deixar de destacar avanços tecnológicos como esses e outros que encontramos principalmente na web. Cabe a todo o conjunto, que engloba governo, profissionais, escola e família comprometimento e mútua colaboração, para assegurar a esses alunos a qualidade do acesso e não somente este.

Autora: Michelle Rezende
Comentários