O helloSystem é um sistema operacional leve baseado em FreeBSD que visa uma alternativa “aberta” ao macOS. O principal objetivo do helloSystem é fornecer uma alternativa FreeBSD fácil de instalar e usar com um sistema verdadeiramente “aberto”. Além disso, a equipe também visa switchers macOS que podem funcionar bem com um desktop semelhante sem um sistema de bloqueio ou a complexidade de uma distribuição Linux. Então, conheça o helloSystem 0.7.0, uma alternativa BSD do macOS.
Fazer tal sistema operacional leva tempo, considerando o suporte de hardware no sistema BSD. A equipe está trabalhando na criação de um desktop – “hellodesktop” desde o início. Escrito em C++, o hellodesktop e outras melhorias estão indo muito bem.
helloSystem 0.7.0
No final de 2021, a equipe lançou a última versão estável, helloSystem 0.7.0, baseada no FreeBSD 13.0 e atualmente está portando o sistema para as versões FreeBSD 13.1 e 14.
Junto com isso, um monte de novos recursos que funcionam agora neste sistema; aqui vai um resumo:
- Desenvolvido por FreeBSD 13.0
- Refinamentos no meio LIVE com tempo de inicialização atualizado e sistema de arquivos UFS compactado
- Tamanho de imagem ISO reduzido para 800 MB para caber em um CD
- Compatível com o criador Ventoy USB
- Suporte a GPU NVIDIA, incluindo modelos mais antigos
- suporte exFAT é adicionado durante a instalação na partição de destino
- O navegador Falkon do KDE foi adicionado, com itens de menu adicionais para baixar e instalar o Chromium e o Firefox
- Sons de alerta do sistema
- Suporte de controle de brilho e som via teclas dedicadas do teclado do laptop
Além do acima, uma nova seção foi adicionada ao helloSystem 0.7.0 para dar uma olhada antecipada nos recursos nos quais a equipe está trabalhando atualmente. Alguns dos recursos mais legais que chegarão em versões futuras incluem:
- Utilitário de instalação de tempo de execução do Debian para executar aplicativos Linux dentro do BSD!
- Um aplicativo separado para baixar aplicativos.
- Novo utilitário de atualização
Além disso, várias correções de bugs e atualizações de tradução chegaram ao 0.7.0.
Dito isto, ainda precisa de um tempo significativo para se tornar uma variante BSD fácil de usar e uma alternativa “aberta” ao macOS. Desde que relatei primeiro, grandes atualizações já foram feitas em um ano no instalador gráfico, aplicativos de desktop e correções de bugs. Espero que se torne mais popular em 2023 com a porta FreeBSD 14.
Download
Se você quiser experimentá-lo em hardware real, faça backups e tente. Além disso, o helloSystem agora é totalmente compatível com máquinas virtuais como o VirtualBox. Se você estiver tentando no VirtualBox, certifique-se de alterar a CPU para 64 bits.
O download oficial das versões (incluindo helloSystem 0.7.0 estável) está disponível nesta página, ou você pode pegar o ISO usando o link abaixo.
Se você deseja contribuir com testes, desenvolvimento ou qualquer capacidade, visite a página do GitHub para obter detalhes.