in

Btrfs tenta de novo adicionar suporte de criptografia

Btrfs tenta de novo adicionar suporte de criptografia

Embora o sistema de arquivos Btrfs ofereça suporte a muitos recursos de última geração, desde as otimizações de SSD até a compactação transparente do sistema de arquivos, até os snapshots, ele não oferece nenhum suporte de criptografia. Houve tentativas de criptografia do Btrfs no passado, mas nada que tenha sido resolvido de forma satisfatória. Uma nova série de patches foi publicada, tendo outro passo para adicionar criptografia AES ao Btrfs. Assim, o Btrfs tenta de novo adicionar suporte de criptografia.

Como se daria a implementação

Mark Harmstone, o desenvolvedor que tem mantido o “WinBtrfs” como suporte do Btrfs para o Windows, enviou um conjunto de 19 patches. Eles adicionariam suporte básico de criptografia AES ao Btrfs. Estas correções não trabalham sobre fscrypt, que é como EXT4 e F2FS ofereceram suas capacidades de criptografia. No entanto, esta é sua própria implementação.

Os patches fornecem criptografia AES por extensão. Comparados aos patches anteriores, permitiriam a criptografia e a compactação nos mesmos dados. Atualmente, esses patches propostos não fornecem criptografia de nomes de arquivos. Nesse modo, o comportamento CoW é aplicado e a E/S direta é desativada.

Quem quiser verificar esses patches de kernel Btrfs experimentais junto com um programa básico de espaço do usuário demonstrando o novo ioctl de criptografia Btrfs podem encontrar os detalhes através desta série de patches na lista de discussão do kernel Linux.

Portanto, agora é esperar pelo sucesso desta nova tentativa do Btrfs adicionar criptografia.

Histórico do Btrfs

O projeto SUSE é que continua trabalhando em atualizações com o Btrfs. Este já foi chamado de “sistema de arquivos da próxima geração” há alguns anos. No entanto, desenvolvedores como a Red Hat e vários outros rejeitaram o suporte ao Btrfs ou, pelo menos, não o adotaram como era esperado. Contudo, ele continua a ser desenvolvido tanto com o openSUSE quanto com o SUSE Linux Enterprise.

Via

Written by Claylson

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Ubuntu Touch OTA-7 tem aprimoramentos no teclado e correções do navegador

Ubuntu Touch OTA-7 tem aprimoramentos no teclado e correções do navegador

Ubuntu migra lentamente para Mir 1.x/Wayland

Ubuntu migra lentamente para Mir 1.x/Wayland