Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

16/02/2021 às 11:00

7 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Código do Kernel do OProfile previsto para remoção no Linux 5.12

google-financia-aumento-da-seguranca-do-kernel-do-linux

Um código que apareceu há mais de vinte anos finalmente deve desaparecer do kernel Linux. Estamos falando do OProfile, um criador de perfil de sistema específico para sistemas Linux. Ele surgiu há mais de vinte anos e chegou junto com o kernel Linux 2.4. Embora os componentes do usuário ainda estejam fortes, o suporte em relação ao kernel é redundante em uma era do subsistema de desempenho e, portanto, deve desaparecer com o Linux 5.12.

As ferramentas para o usuário do OProfile permanecem e ainda existem em forma de programa. OProfile 1.4saiu recentemente, entretanto, não precisa mais do código do OProfile para o kernel.  Assim, o código do OProfile do kernel basicamente ficou sem uso por um bom tempo, a menos que rodasse ferramentas muito antigas voltadas especificamente ao usuário do OProfile.

Código do Kernel do OProfile previsto para remoção no Linux 5.12

As ferramentas do OProfile usam as interfaces de perf do kernel. Então, o código do kernel está programado para ser retirado ou eliminado com o Linux 5.12. Como parte deste processo de remoção do código do kernel do OProfile, também está eliminando o código do sistema de arquivos “dcookies“. Este não tem qualquer utilização fora do OProfile para fornecer mapeamentos de caminhos de cookies persistentes.

Remover este código obsoleto do kernel limpa pelo menos 15,5k linhas de código. A remoção está pendente com esta solicitação pull.

Novos drivers da plataforma x86 para Linux 5.12

Código do Kernel do OProfile previsto para remoção no Linux 5.12

A área “platform-drivers-x86” do kernel, que é principalmente composta de suporte de driver para laptops Intel e AMD e outros drivers de plataforma, está recebendo uma série de adições notáveis ??para a janela de mesclagem do Linux 5.12 recém-aberta.

Os destaques dessas mudanças no driver da plataforma x86 para Linux 5.12 incluem:

  • O suporte de engenharia reversa feito pela comunidade para o Microsoft Surface System Aggregator Module (SAM) já está em vigor. Isso faz parte do esforço para melhorar o suporte do dispositivo Microsoft Surface no Linux. O “módulo agregador do sistema” é basicamente o controlador que está em versões posteriores do hardware Surface. O SAM é responsável pelo manuseio do status da bateria, relatórios térmicos, entrada do touchpad, comportamento do teclado HID e muito mais. O SAM apareceu originalmente com o Surface Pro 4 e o Surface Book 1, embora continue em dispositivos mais recentes. Assim, com o Linux 5.12 é muito melhor o suporte do Microsoft Surface;
  • Suporte para perfil de plataforma de laptop Lenovo está a caminho graças à Lenovo por seus laptops ThinkPad e IdeaPad mais recentes. Isso permite controlar o comportamento do laptop em relação a energia versus considerações térmicas / vida útil da bateria. Por meio do sysfs, o perfil da plataforma pode ser manipulado para baixo consumo de energia, operação fria, operação silenciosa, equilíbrio térmico / energético equilibrado ou buscando o melhor desempenho. Com base no valor, o firmware ajustará seu comportamento. Isso também combina com o Intel DPTF , o Dynamic Platform Thermal Framework;
  • Várias melhorias no driver Lenovo IdeaPad;
  • O driver ThinkPad ACPI agora também pode controlar os controles de configuração de idioma do teclado;
  • Suporte Intel Sapphire Rapids intel-uncore-freq;
  • Intel-Speed-Select agora suporta a configuração do limite da taxa de turbo a partir da ferramenta;
  • Queda do suporte Intel MID/smartphone desde a era de Moorestown. O código platform-drivers-x86 teve remoção enquanto outras solicitações pull para os outros subsistemas deixarão seu código Intel MID no Linux 5.12 também.

A lista completa de patches por meio da solicitação de pull.

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.