in

Códigos de suporte aos processadores AMD Zen 3 já estão no kernel Linux

A AMD deverá lançar formalmente a arquitetura Zen 3 ainda este ano.

Códigos de suporte aos processadores AMD Zen 3 já estão no kernel Linux
Imagem: Reprodução | Tech Spot.

O kernel Linux é um ótimo medidor para hardware futuro, pois a enorme base de códigos é atualizada rotineiramente para oferecer suporte de hardware com meses de antecedência, às vezes antes mesmo dele ser formalmente anunciado. Nos últimos meses, os patches no kernel do Linux ofereceram referências aos Navi 22 e 23, além de mostrar suporte aos processadores Tiger Lake, Jasper Lake e Elkhart Lake da Intel. Agora, estamos vendo o suporte para os processadores Zen 3 da AMD serem adicionados ao kernel Linux.

Zen 3 e o kernel Linux

O renomado vazador de hardware @Komachi_Ensaka (Twitter) identificou linhas de código que parecem detalhar o EDAC (Detecção e correção de erros) para os processadores da família 19h da AMD (a família 19h refere-se aos chips baseados no Zen 3 da AMD). Além disso, o novo patch do Linux menciona o atual Zen 2, que é a família 17h.

Observando o código, podemos identificar pelo menos dois IDs de dispositivos para a próxima família Zen 3: “PCI_DEVICE_ID_AMD_19H_DF_F0” e “PCI_DEVICE_ID_AMD_19H_DF_F6” estão listados na Família 19h.

Códigos de suporte aos processadores AMD Zen 3 já estão no kernel Linux
Observando o código, podemos identificar pelo menos dois IDs de dispositivos para a próxima família Zen 3. Imagem: Reprodução | Tech Spot.

A AMD deverá lançar formalmente a arquitetura Zen 3 ainda este ano, conforme confirmado pela CEO da AMD, Dra. Lisa Su.

Por fim, a AMD se comprometeu com uma cadência de atualização anual para a arquitetura Zen. Além disso, roteiros anteriores ofereceram um vislumbre de como será a Zen 3, incluindo um processo de 7nm+ EUV (N7+) da empresa TSMC.

Caso queira acompanhar mais assuntos sobre Linux, Android, hardware, programação e ficar antenado no mundo da tecnologia, fique à vontade para entrar no grupo do Sempre Update no Telegram.

Fonte: Tech Spot

Leia também:

Mais jogadores de PC estão se voltando para os processadores da AMD

Mesa 19.3.2 Lançado com todas as correções de Driver Intel + AMD

Escrito por Leonardo Santana

Astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.

IBM adquire a Red Hat por US$ 34 bilhões

Red Hat e IBM tomam o lado do Google e enfrentam a Oracle

Xubuntu 20.04 incluirá um tema escuro

Xubuntu 20.04 incluirá um tema escuro