in

Como alterar a senha do root no Ubuntu

Mude à sua maneira!

O usuário root (ou superusuário) é uma conta de usuário especial presente em todos os sistemas Linux e Unix. Assim, ele possui acesso total a todos os comandos e a qualquer recurso no sistema, sem restrições.

Portanto, se você está vindo para o Ubuntu de outra distribuição Linux, pode se perguntar qual é a senha root padrão ou como alterar a senha do root. Por padrão, no Ubuntu, a conta de usuário root está desativada por motivos de segurança.

Este tutorial explica como mudar temporariamente para a conta de usuário root e como definir a senha do root nos sistemas Ubuntu.

Mudança temporária para o usuário root

Os usuários do Ubuntu são incentivados a executar tarefas administrativas do sistema, concedendo privilégios de sudo a usuários regulares. Assim, o sudo permite que usuários autorizados executem programas como outro usuário, geralmente o usuário root.

O usuário inicial criado pelo instalador do Ubuntu já é um membro do grupo sudo. Dessa forma, as chances são de que o usuário com o qual você efetuou login já tenha privilégios administrativos.

Assim, para elevar temporariamente os privilégios do usuário como root, execute o comando prefixado com sudo:

sudo nome do comando

Na primeira vez em que você usar o sudo em uma sessão, você será solicitado a inserir a senha do usuário.

Para alternar temporariamente para a conta root na sessão de login atual, você pode usar o comando sudo su, sudo -i ou sudo su – e inserir a senha do usuário:

sudo su --

Por fim, execute o comando whoami para verificar se o usuário foi alterado:

whoami
Como alterar a senha do root no Ubuntu
Por padrão, no Ubuntu, a conta de usuário root está desativada por motivos de segurança.

Alterando a senha do root

O usuário root está desativado, mas isso não significa que a conta foi removida. Não é possível fazer login como root porque nenhuma senha foi definida para a conta root.

Se, por algum motivo, você precisar habilitar a conta root, tudo o que você precisa fazer é definir uma senha para o usuário root. No Ubuntu, você pode definir ou alterar a senha de uma conta de usuário com o comando passwd.

Dessa maneira, para alterar a senha do usuário root no Ubuntu, execute o seguinte comando como usuário sudo:

sudo passwd root

Por fim, você será solicitado a inserir e confirmar a nova senha do root.

Ao definir a senha, verifique se você está usando uma senha exclusiva e robusta. Ter uma senha forte é o aspecto mais importante da segurança da sua conta. Geralmente, uma senha forte possui pelo menos 16 caracteres, pelo menos uma letra maiúscula, uma letra minúscula, um número e um caractere especial.

A senha não é mostrada na tela quando você a digita.

É isso aí! A senha do root foi alterada.

Agora você pode fazer login no seu sistema Ubuntu como root usando a nova senha.

Resumo

Por padrão, no Ubuntu, a conta root não tem uma senha definida. No entanto, a abordagem recomendada é usar o comando sudo para executar comandos com privilégios de root.

Por fim, para poder fazer login diretamente como root, você precisa definir a senha do root.

Neste artigo, você viu como alterar a senha do root no Ubuntu.

Se gostou, não deixe de compartilhar!

Fonte: Linuxize

Leia também:

Como habilitar acesso ROOT via SSH no Ubuntu

Como recuperar a senha do root no Linux