Take a fresh look at your lifestyle.

Como habilitar acesso ROOT via SSH no Ubuntu

Essa dica vai para quem precisa ter acesso total à raiz do Ubuntu

1.103

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Por padrão do acesso ROOT via SSH vem desabilitado no Ubuntu, detalhe, em todas versões, esse tutorial pode ser usado em qualquer versão do Ubuntu a partir da 14.04 LTS ou superiores. Para quem não conhece, o SSH (Secure Shell) permite que você acesse um servidor, por exemplo, como se você estivesse em um terminal.

Esse acesso é muito usado por empresas que trabalham com servidores e precisa ter acesso aos servidores do clientes, por este motivo que o acesso SSH é muito requisitado, mas que por questão de segurança, algumas distribuições como o Ubuntu não vem com o SSH habilitado. E nesta dica vamos mostrar como habilitar acesso ROOT via SSH no Ubuntu.

Nota: Se você for um usuário iniciante, nunca forneça o acesso SSH à desconhecidos. Sabemos que existem muitas pessoas que gostam de ajudar nos mais variados canais do Ubuntu e claro, de outras distribuições, mas só passe o acesso se você realmente confiar nesta “ajuda”.

Como habilitar acesso ROOT via SSH no Ubuntu

Primeiro é preciso habilitar o ROOT no Ubuntu, é ele que vai garantir o acesso total ao sistema, em seguida vamos liberar o acesso em um arquivo, tudo é muito simples, não pule nenhum item abaixo.

Primeiro, habilite o ROOT executando o comando abaixo, em seguida digite a senha e depois confirme, lembre-se que ao digitar a senha no terminal, não será exibido asteriscos ou qualquer sinal de digitação, isso também é para garantir a segurança:

sudo passwd root

Agora, vamos editar o arquivo que vai habilitar o acesso SSH no Ubuntu, para isso edite o arquivo abaixo, lembre-se de usar o ROOT para editar o arquivo abaixo, escolha o editor que mais gostar, no meu caso o vi:

vi /etc/ssh/sshd_config

Dentro do arquivo você vai encontrar o trecho do código abaixo, procure o item #Authentication como abaixo:

# Authentication:
LoginGraceTime 120
PermitRootLogin prohibit-password
StrictModes yes
Observe que a um item PermitRootLogin prohibit-password agora comente a linha e insira um outro item o PermitRootLogin yes logo abaixo para que o acesso SSH seja habilitado no Ubuntu:
# Authentication:
LoginGraceTime 120
#PermitRootLogin prohibit-password
PermitRootLogin yes
StrictModes yes

Por último reinicie o serviço e pronto, o acesso esta liberado!

systemctl restart sshd

Feito!

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comments