Hoje é:07/03/2021
como-instalar-o-iraspa-um-visualizador-e-editor-molecular-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian

Como instalar o iRASPA, um visualizador e editor molecular, no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian

O iRASPA é um visualizador e editor molecular. É basicamente um pacote de visualização com recursos de edição, voltado para a ciência dos materiais. Saiba como instalar o iRASPA no Linux.

Com o iRASPA você visualiza materiais como metais, óxidos metálicos, cerâmicas, biomateriais, zeólitas, argilas e estruturas metal-orgânicas. iRASPA alavanca as tecnologias de visualização mais recentes com desempenho impressionante. Ele pode lidar com grandes estruturas, como centenas de milhares de átomos, por exemplo, incluindo oclusão de ambiente, com altas taxas de quadros.

Ele é um pacote de simulação clássica de propósito geral especialmente adequado para estudar adsorção e difusão em sistemas nanoporosos. O pacote iRASPA é um pacote de visualização avançada. Estudantes de materiais, certamente, ficarão muito felizes em ter uma ferramenta tão importante em seu computador.

Inclusive, algumas Instituições utilizam o software em aulas de Nanoengenharia, por exemplo, além de várias outras aulas. O software é realmente muito útil para muitos profissionais. Com ele é possível uma visualização molecular nítida e direta.

O iRASPA utiliza amplamente a computação em GPU. Uma excelente aplicação, agora disponível para Linux. Não perca mais tempo e instale-o agora mesmo em seu PC. Basta seguir o tutorial abaixo, para ter uma ferramenta poderosa em seu computador, de forma rápida e fácil e imediata.

como-instalar-o-iraspa-um-visualizador-e-editor-molecular-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian

Instalando o iRASPA no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!

Para instalar o iRASPA no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o iRASPA no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:

sudo snap install iraspa

Instalando o iRASPA no Fedora e derivados!

Para instalar o iRASPA no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:

Passo 1 – Instalar o Snapd:

sudo dnf install snapd

Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:

Passo 2 – Criar link simbólico:

sudo ln -s /var/lib/snapd/snap /snap

E agora, vamos executar o comando para instalar o iRASPA no Fedora ou derivados:

Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o iRASPA no Fedora ou derivados:

sudo snap install iraspa

Instalando o iRASPA no Debian e derivados!

Para instalar o iRASPA no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha  Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:

Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:

apt update
apt install snapd

E agora, vamos executar o comando para instalar o iRASPA no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:

Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o iRASPA no Debian e derivados:

sudo snap install iraspa

É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o iRASPA no Linux!

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professor substituto na mesma Instituição e assessora a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Meio Ambiente de sua cidade. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.