Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

08/08/2021 às 08:00

12 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Como o uso de tecnologia afeta a saúde das crianças?

As crianças passam cada vez mais tempo em telefones, tablets, computadores, consoles e TVs. Analisamos os efeitos do tempo de tela nas crianças e as maneiras de limitar o tempo que seu filho passa na frente de uma tela.

Como o uso de tecnologia afeta a saúde das crianças?

As tecnologias estão para, sem dúvidas, tentarem melhorar a nossa qualidade de vida. Porém, nessas horas de modernidade vale um conselho dos mais antigos: tudo demais é veneno. É exatamente isso o que está ocorrendo com as crianças que têm passado, em média, cerca de 7 horas diante de telas de smartphones, tablets, tvs ou computadores. Os números foram apresentados pela  American Academy of Pediatrics  (AAP) dos Estados Unidos e são alarmantes.

Crianças com menos de 2 anos de idade, por exemplo, devem ter experiências de tempo de tela muito limitadas ou nenhuma. Estudos mostram que crianças que passam mais de uma hora por dia na tela têm muito mais problemas comportamentais e de saúde mental do que crianças que gastam menos de uma hora por dia com aparelhos eletrônicos.

A exposição à mídia está em toda parte, e tudo disputa a atenção de seus filhos. Estamos apenas começando a perceber os  efeitos do tempo de tela nas crianças e nas famílias, e até agora os resultados não são inteiramente positivos. O tempo de tela é a quantidade de tempo gasto em dispositivos como TV,  videogame e telefones. 

As preocupações com o tempo de tela já existem há algum tempo, pois estudos mostraram que muito tempo de tela põe em risco a saúde mental das crianças e pode causar conflitos dentro da família. No entanto, quanto tempo de tela é demais? Há muito a ser considerado, pois também pode haver benefícios educacionais para as crianças que usam a eletrônica.

Quanto tempo é muito tempo de tela?

Com a era da  internet, os pais agora veem seus filhos expostos a plataformas de mídia social, videogames e uma infinidade de dispositivos como tablets, telefones e computadores. A seguir estão as recomendações de tempo de uso do AAP:

  • Menores de 2 anos: não permitir nenhum tempo de uso na tela para crianças menores de 24 meses. Conversar por vídeo ou brincar com seus filhos em aplicativos depois que eles completam 6 meses pode ser benéfico para a criança; entretanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que crianças menores de 24 meses não sejam expostas ao tempo de tela de forma alguma.
  • De 2 a 5 anos: para crianças de 2 a 5 anos, você não deve permitir que elas tenham mais do que uma hora de tela por dia.
  • A partir de 6 anos: Administre o tempo de tela de seus filhos de acordo com o que você achar apropriado. Certifique-se de que as diretrizes que você estabelece não afetam negativamente sua atividade física ou sono.

Os especialistas recomendam que você inicie a conversa sobre o uso da mídia com antecedência e considere o desenvolvimento de um plano de mídia familiar para determinar quando, onde e por quanto tempo seus filhos terão tempo de tela.

Quais são os efeitos de muito tempo de tela nas crianças?

Como o uso de tecnologia afeta a saúde das crianças?
Imagem: OMS

Os efeitos negativos de muito tempo de tela

De acordo com um estudo realizado entre a San Diego State University e a University of Georgia, os especialistas descobriram que, normalmente, depois de uma hora de uso de tela por dia, quanto mais tempo as crianças gastam em seus aparelhos eletrônicos, mais sua saúde psicológica é afetada negativamente.

Os adolescentes têm o maior tempo de tela, geralmente mais de sete horas por dia. Crianças que ficavam presas a seus dispositivos eletrônicos por longos períodos de tempo tendiam a lutar muito mais com sua saúde mental do que crianças que só tinham tempo de tela de uma hora ou menos por dia. Esses usuários de alta frequência eram duas vezes mais propensos a desenvolver ansiedade e / ou depressão e mais propensos a exibir uma regulação emocional deficiente, discutir mais e ser incapazes de terminar tarefas.

Crianças cujo tempo de tela foi reduzido para uma hora ou menos por dia, no entanto, tiveram muito melhor saúde mental, autocontrole e demonstraram muito mais curiosidade.

Os efeitos positivos do tempo de tela

Embora possa haver muitos efeitos negativos do tempo de tela se não for monitorado, também pode haver alguns benefícios positivos. De acordo com o jornal oficial da AAP, o chat de vídeo com crianças menores de 2 anos pode ajudar a criar um vínculo social com parentes que não moram nas proximidades. 

As evidências mostram que bebês e crianças pequenas podem participar de chats por vídeo, mas precisam dos pais para facilitar a conexão. Aplicativos educacionais, programas de TV,  sites e jogos também podem ajudar as crianças a aprender sobre vários assuntos. Por exemplo, “Vila Sésamo” é creditado por ajudar a melhorar as habilidades sociais, alfabetização e habilidades cognitivas das crianças.

Como você pode reduzir o tempo de tela do seu filho?

Como o uso de tecnologia afeta a saúde das crianças?

Se você está preocupado com o tempo de tela de seu filho, existem táticas que você pode usar para reduzir o tempo de tela de seu filho e promover o uso saudável de tecnologia.

  • Seja um exemplo: mostre a eles os benefícios sendo um exemplo e reduzindo seu próprio tempo com a eletrônica. Ligue o telefone no modo silencioso durante jantares em família e/ou limite o tempo de tela antes de dormir. Dessa forma, você e seus filhos podem experimentar os benefícios de menos tempo de tela.
  • Elabore um plano: organizações como a  AAP  oferecem recursos para construir e gerenciar o plano de mídia de sua família. Basta inserir os nomes e as faixas etárias de seus filhos e escolher quais diretrizes são mais adequadas para você e sua família. 
  • Use o tempo na tela como recompensa: se seu filho terminar um livro ou brincar ao ar livre por uma hora, ofereça-lhe tempo na tela como recompensa por suas decisões saudáveis.
  • Defina um toque de recolher: escolha uma hora do dia em que determinados dispositivos e a Internet, ou mesmo todo o tempo de tela, estejam fora dos limites. Isso pode ajudar a manter seus filhos focados em outras atividades, bem como ajudar a melhorar seu sono.

Via ZDNet

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.