Conheça 8 erros comuns que usuários iniciantes de Linux cometem

Evite oito erros comuns ao começar ao usar o Linux

Jardeson Márcio
5 minutos de leitura

O sistema operacional Linux é gratuito, fácil de usar e desenvolvido com segurança e muitas pessoas migram para ele constantemente. No entanto, não importa quantas vantagens os usuários do Linux recebam ao usá-lo, há 8 erros comuns que usuários iniciantes cometem.

8 erros comuns que usuários iniciantes do Linux cometem

Não usar software de segurança extra

Ao contrário do Windows, os privilégios de superusuário do Linux não são tão fáceis de acessar por arquivos de terceiros. Isso o torna muito atraente para aqueles preocupados com a segurança, pois ofusca a segurança do Windows. No entanto, muitos novos usuários do Linux ficaram despreocupados em relação à segurança, acreditando que seu novo sistema operacional é à prova de malware. Por causa disso, eles podem nem mesmo verificar se há vírus nos arquivos.

Esse erro comum pode levar a enormes problemas de vírus e malware a longo prazo, que podem até resultar em ransomware, perda ou roubo de dados e muito mais. Para mitigar esse problema, os novos usuários do Linux devem considerar a instalação de um antivírus ou VPN adequado.

conheca-8-erros-comuns-que-usuarios-iniciantes-de-linux-cometem

Usando Root para tarefas diárias

O Linux possui uma conta root poderosa com privilégios administrativos totais. É fácil para novos usuários do Linux usar a conta root para tarefas rotineiras de forma aleatória. No entanto, isso deve ser desencorajado, pois pode levar a modificações ou exclusões acidentais do sistema.

Novos usuários do Linux devem criar uma conta de usuário separada com privilégios limitados para uso regular. Mude para a conta root somente quando for absolutamente necessário. Dessa forma, você mantém seus dados e atividades protegidos contra interrupções ou danos.

Misturar pacotes de software de diferentes fontes

Outro erro comum que novos usuários de Linux cometem é misturar pacotes de software de fontes diferentes. Isto pode incluir várias distribuições Linux ou repositórios de terceiros. Em muitos casos, isso pode facilmente levar a problemas de compatibilidade ou conflitos de dependência. A melhor maneira de evitar problemas de mistura de pacotes de software é seguir os repositórios oficiais de software fornecidos pela distribuição Linux.

Negligenciar atualizações regulares de software

É fácil para novos usuários do Linux trazerem seus hábitos do Windows para o Linux, como negligenciar as atualizações de software. No entanto, as atualizações regulares em qualquer sistema operacional incluem patches de segurança, correções de bugs e novos recursos cruciais para a segurança e o bem-estar geral do seu sistema.

Não fazer backup de dados

O backup de dados é crucial para manter seguros arquivos e configurações importantes. Você pode armazenar seus dados em um dispositivo de armazenamento externo ou em uma solução de backup baseada em nuvem. Desta forma, você pode recuperar seus dados facilmente em caso de falha do sistema ou outros imprevistos.

Pouco uso do terminal

Muitos novos usuários do Linux dependem exclusivamente de interfaces gráficas de usuário (GUI). No entanto, a única vantagem das ferramentas GUI é que elas são fáceis de usar. Se você deseja recursos poderosos de linha de comando e maior controle sobre seu sistema, você deve usar o terminal. Para começar, familiarize-se com os comandos básicos do terminal. Passe para outros comandos à medida que você domina cada um. Dessa forma, você pode aprimorar dez vezes sua experiência com o Linux e permitir um gerenciamento de sistema mais eficiente.

Personalizações excessivamente complexas

Muitos novos usuários do Linux são atraídos por suas extensas opções de personalização. No entanto, estas personalizações complexas precisam ser feitas com uma compreensão clara do sistema. Em muitos casos, fazer personalizações complexas pode levar à instabilidade do sistema ou a outras consequências indesejadas. A melhor maneira de começar a personalizar seu sistema Linux é com pequenos passos. Comece com personalizações mais simples.

Não utilizar apoio da Comunidade

Embora o Linux seja fácil de usar, há muitos casos em que os recém-chegados enfrentam dificuldades em relação à solução de problemas ou outros desafios. É aqui que o suporte da comunidade Linux pode ajudar. Fóruns on-line, documentação ou grupos de usuários são dedicados a fornecer dados vitais aos novos usuários do Linux e ajudá-los a entender melhor o sistema.

Não usar esta orientação e assistência é um erro comum que muitos novos usuários do Linux cometem, pois eles podem não estar cientes de quão eficiente e dedicado o suporte da comunidade Linux realmente é.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.