Smartphone Necunos com KDE já aceita pré-encomendas

Pouco a pouco, o software livre está se espalhando para todos os dispositivos. Já há projetos direcionados a smatphones. É o caso do Librem 5, da Purism, que será lançado em 2019. No entanto, acaba de surgir mais uma boa opção. Conheça o Necuno, um telefone com Plasma Mobile.

Telefones com Linux

Infelizmente, a facilidade para usar um telefone rodando Linux (apesar do Android) não é a mesma de ter um notebook ou PC. Um dos motivos é a resistência de fabricantes dos aparelhos.

Necuno Mobile, um telefone gratuito com Plasma Mobile Porém, o site KDE.News informa que a Necuno Solutions e KDE começaram uma colaboração para oferecer Plasma móvel no smartphone Necuno Mobile. O dispositivo é descrito como “uma verdadeira plataforma de hardware aberto.”

Especificações

Assim, Necuno Móvel oferece um processador NXP ARM® i.MX6 Cortex®-A9 quad e GPU Vivante. Igualmente, seus componentes estão focados em fornecer liberdade, segurança e privacidade, três eixos compartilhados com a comunidade KDE.

Além disso, para reforçar esses princípios, nenhum dos elementos com firmware proprietário que leva o telefone tem acesso à memória do mesmo.

Como podemos ver, Necuno Mobile e Plasma Mobile são dois projetos que se encaixam perfeitamente. Portanto, os desenvolvedores trabalharão juntos para oferecer um dispositivo livre com todo o poder do projeto KDE.

Além disso, quer se tornar um foco para desenvolvedores de software que querem trabalhar para este tipo de projeto, cada vez mais importante no nosso dia a dia.

O que dizem os representantes do projeto

Tanja Drca, diretora de comunicações da Necuno Solutions, diz:

O KDE chegou muito longe no ecossistema móvel, aproveitando o poder da comunidade. Nós sentimos que o KDE está em uma boa posição para desafiar o duopólio no futuro. Esta será uma abordagem inovadora para combinar hardware de código aberto com um sistema operacional também de código aberto.

Do mesmo modo, Bhushan Shah, um dos principais desenvolvedores trabalhando no Plasma, diz:

É importante que os desenvolvedores dentro do ecossistema móvel sejam capazes de trabalhar com dispositivos abertos que sejam fáceis de modificar e ajustar, e que não sejam bloqueados pelos fornecedores para um sistema operacional específico. A Necuno Solutions está trabalhando em um desses dispositivos e, em última análise, ajudará a melhorar o Plasma Mobile devido à sua natureza aberta.

Mais informações: KDE.News

Claylson
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Clear Linux da Intel lança novo instalador

Previous article

Google elimina função do Gmail para evitar problemas com preconceito

Next article

You may also like

More in Notícias