Take a fresh look at your lifestyle.

Contagem regressiva: faltam 3 dias para estreia do Ubuntu 18.04 LTS

Faltando apenas três dias para o aguardado sistema operacional Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver) da Canonical chegar, hoje vamos dar uma olhada em um de seus mais novos recursos.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

A próxima versão do Ubuntu será lançada com uma nova tela de boas-vindas, pela primeira vez na história do sistema operacional baseado em Linux. Depois de instalar o Ubuntu 18.04 LTS no seu computador pessoal, você será recebido por uma tela de boas-vindas para ajudá-lo a configurar algumas coisas. Confira um resumo do que vem por aí no Ubuntu 18.04 LTS.

Ajude a melhorar o Ubuntu

Telas de boas-vindas foram usadas antes no mundo Ubuntu, pelos sabores oficiais Ubuntu MATE e Ubuntu Budgie, por exemplo.  Outras distribuições GNU/Linux também usam do artifício. Porém, o próprio Ubuntu nunca usou uma tela de boas-vindas. Assim, isto está prestes a mudar no Ubuntu 18.04 LTS.

A nova tela de boas-vindas do Bionic Beaver ajudará os usuários novos e antigos a entender melhor como funciona a nova interface do usuário do GNOME, além de configurar coisas como o Canonical Livepatch.

Primeiro, olhe para a nova tela de boas-vindas no Ubuntu 18.04 LTS

Configurando o LivePatch da Canonical

Assim, a primeira coisa que você verá após instalar o Ubuntu 18.04 LTS ou atualizar de uma versão anterior, como o Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus), é a tela de boas-vindas. Então, ele primeiro informa sobre ” O que há de novo no Ubuntu ” com uma captura de tela a área de trabalho destacando os elementos mais essenciais.

Então, se você já usou o ambiente de área de trabalho GNOME antes, já deve estar familiarizado. Assim, única grande diferença entre um desktop GNOME e o Ubuntu é a barra Launcher no lado esquerdo da tela. Ele é um fork da popular extensão Ubuntu Dock para a interface GNOME Shell.

Então, clicar em seguida na tela de boas-vindas nos permitirá configurar o Canonical Livepatch. Ele promete manter computadores Ubuntu seguros aplicando algumas atualizações do kernel sem precisar reiniciar. Então, para configurar o Canonical Livepatch, você precisará ter uma conta SSO do Ubuntu (Single Sign-On).

O Canonical Livepatch foi integrado ao utilitário Software & Updates, mas agora a Canonical facilitou para os usuários configurar seu sistema de atualização de kernel sem reinicialização para usuários do Ubuntu 18.04 LTS. Então, o Livepatch é gratuito para até três máquinas. Mais que isso,  precisa de uma assinatura do Ubuntu Advantage para mais PCs.

O próximo passo da tela de boas-vindas é sobre a controversa coleta de dados. A Canonical diz que isso os ajudará a melhorar o lançamento futuro do Ubuntu. Então, está habilitado por padrão, mas você pode optar por não enviar nenhuma informação sobre o seu computador e localização.

Finalmente, o último passo da tela de boas vindas promove um monte de aplicativos. Eles podem ser facilmente instalados pelo gerenciador gráfico de pacotes do Ubuntu Software. Neste ponto, você pode dispensar a tela de boas vindas ou abrir o Ubuntu Software para instalar seus aplicativos favoritos.

 

Via Softpedia

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comments