Dentro de apenas algumas semanas teremos a estreia oficial da versão estável do novo Ubuntu 21.10. No entanto, acaba de sair um lançamento também importante. A distribuição Linux Ubuntu 21.10 Beta acaba de ser lançada junto com vários sabores derivados. Portanto, o Ubuntu 21.10 beta já está disponível para download. Desenvolvedores e não desenvolvedores podem continuar com o “Impish Indri” para testá-lo antes de um lançamento estável em 14 de outubro de 2021. Aqueles que instalarem o Ubuntu 21.10 beta podem atualizar para a versão final (quando chegar) apenas fazendo todas as atualizações.
Um dos sabores que fez o anúncio da chegada da versão beta foi o Ubuntu Cinnamon Remix. Você pode ler e baixar a ISO neste link.
Distribuição Linux Ubuntu 21.10 Beta lançada. Conheça os principais recursos
A mudança principal do Ubuntu 21.10 é a inclusão do GNOME 40 e seu novo fluxo de trabalho horizontal. A visão geral de ‘Atividades’ agora é um selecionador de janela e um alternador de espaço de trabalho. Você pode acessar a tela clicando no rótulo ‘atividades’ na barra superior ou tocando uma vez na tecla Super
.
O Ubuntu Dock ainda está presente no lado esquerdo da tela o tempo todo e tem dois novos itens: uma lata de lixo e um separador.
O separador divide os aplicativos fixados dos aplicativos em execução. Uma nova configuração está disponível em Configurações> Aparência permite que você escolha em qual monitor o dock será exibido.
Clicar no ícone de grade na parte inferior do Ubuntu Dock abre um lançador de aplicativos com nova aparência. Assim como a tela Atividades e áreas de trabalho, ela também se move horizontalmente (ou seja, esquerda/direita) e inclui miniaturas interativas de áreas de trabalho ativas:
Novos gestos de trackpad também estão disponíveis para entrar/sair da visão geral, alternar espaços de trabalho e mover-se entre as páginas no inicializador de aplicativos.
O Ubuntu 21.10 usa o tema Yaru Light por padrão. A antiga versão ‘mista’ não está mais disponível. As alterações do tema são refletidas no painel de configurações de Aparência, que oferece apenas duas opções: claro ou escuro.
Outros ajustes visuais incluem um novo papel de parede padrão, um par de papéis de parede de fotos escolhidos pela comunidade e alguns ícones de aplicativos atualizados.
Versões atualizadas do software principal são naturalmente incluídas, como Mozilla Firefox 93, Thunderbird 91 e o lançamento pontual do LibreOffice 7.2.1 mais recente.
Nenhuma grande surpresa nisso. O Ubuntu sempre carrega as últimas versões estáveis.
O que pode surpreender alguns é descobrir que o Firefox agora é um aplicativo Snap. Embora a versão pré-beta também tenha vindo com a versão repo do famoso navegador instalada, o plano é que a versão Firefox Snap seja a única padrão no próximo mês.
Já em relação aos Snaps, o aplicativo Software Snap (um fork do GNOME Software) foi transferido para a versão 40. Além de marcar alguns ajustes de desempenho (muito necessários), o uplift também introduz uma nova barra lateral.
As peculiaridades do software não param por aí, pois o Ubuntu 21.10 inclui alguns aplicativos do GNOME 41: Calendário, Monitor do Sistema e Utilitário de Disco GNOME.
Então, por que isso? Esta versão do Calendário adiciona suporte para importação .ics
e permite que o aplicativo seja definido como o aplicativo de calendário padrão – algo que anteriormente exigia a edição de um arquivo oculto!
O gerenciador de arquivos Nautilus ganha alguns novos recursos como parte de seu aprimoramento, incluindo a extração .zip
embutida (que também oferece suporte a arquivos .zip
protegidos por senha), melhor resolução de conflito de arquivos e um painel de preferências simplificado.
GNOME 40 para todos
O Ubuntu 21.10 traz o desktop GNOME 40 para mais pessoas, embora com um toque do Ubuntu. O ajuste não é perfeito (a tela Activities parece desequilibrada e os pods do espaço de trabalho não têm sombras), mas é uma tentativa sólida de adaptar o fluxo de trabalho horizontal do GNOME 40 para se adequar à identidade do Ubuntu.
Complementando a elevação da interface do usuário está uma variedade mais recente de software, suporte Wayland para usuários de hardware NVIDIA, novos gestos multitoque e o kernel Linux 5.13. O lançamento é conhecido de Impish. O Ubuntu 21.10 está se preparando para ser um grande e importante lançamento.
Baixe o Ubuntu 21.10 Beta
Portanto se você estiver bem curioso, pode baixar o Ubuntu 21.10 do servidor de lançamento do Ubuntu clicando no botão laranja grande. Isso irá disponibilizar o beta mais recente da imagem .iso
(pesando nada menos que 3,1 GB). Porém, vale a pena testar se vale a pena ter a nova versão antes da chegada da versão estável oficial. Para fazer isso, clique no link abaixo:
Faça download do Ubuntu 21.10 Beta (.iso de 64 bits)
Fonte OMG Ubuntu