Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

11/08/2021 às 18:20

10 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Distribuição Linux Zorin OS 16 Pro ganha cara do ‘Windows 11’

Distribuição Linux Zorin OS 16 Pro ganha cara do 'Windows 11'

Quem busca um sistema operacional diferente mas que ao mesmo tempo lembre vários aspectos do Windows, acaba de ganhar uma alternativa leve, prática e bonita. A distribuição Linux Zorin OS 16 Pro acaba de ser lançada com desktop ‘Windows 11’ opcional. No entanto, a versão final do sistema que é pago e custa 39 dólares só deve sair mesmo na semana que vem. Nada que impeça de conhecermos os novos recursos e principalmente a aparência dele com o Windows 11. Importante frisar que há opções gratuitas da distribuição. Veja as novidades da distribuição Linux Zorin OS 16 Pro que chega dia 17 próximo.

O Zorin OS é uma das poucas distribuições Linux comerciais que visam ser alternativas amigáveis ??ao Windows e Mac. O sistema operacional é de código aberto e o preço é baseado em um modelo freemium, com edições Core, Lite e Education gratuitas, e uma edição Pro paga (anteriormente chamada de Ultimate).

A edição Pro adiciona “layouts de desktop premium”, baseados em macOS, Gnome e Ubuntu, enquanto as outras edições são semelhantes ao Windows. A edição Pro também inclui aplicativos comerciais e de mídia adicionais, jogos e, talvez mais significativamente, suporte à instalação do Zorin.

Ciente de que os usuários podem instalar o que quiserem até nas edições gratuitas, o Zorin tem um artigo “por que pagar” que lança o pagamento como forma de apoiar o projeto. A nova edição Pro custará o mesmo que Ultimate e estará disponível a partir de 17 de agosto.

Distribuição Linux Zorin OS 16 Pro lançada com desktop ‘Windows 11’ opcional

Distribuição Linux Zorin OS 16 Pro ganha cara do 'Windows 11'

O Zorin 16 é baseado no Ubuntu 20.04, a razão é que a empresa prefere ficar com as versões LTS (suporte de longo prazo). “A razão por trás de basearmos nas versões LTS é que estamos tentando fazer um sistema operacional que seja simples de gerenciar, configurar e esquecer, e também realmente estável. Isso supera todos os outros recursos de ponta que você encontra nestes mais lançamentos do Ubuntu de curta duração”, disse o CEO e co-fundador do Zorin, Artyom Zorin, ao The Register.

O que é realmente novo no Zorin 16, visto que o Zorin 15 também é baseado no Ubuntu 20.04?

O Zorin aponta para seus layouts de desktop premium, incluindo o novo sabor do Windows 11, bem como aplicativos novos e atualizados fora da caixa. Instalamos o release candidate e encontramos aplicativos incluindo Blender, FreeCAD, GIMP e Inkscape para gráficos, Evolution para e-mail, LibreOffice para produtividade e Ardour, Audacity, OBS Studio, VLC e HandBrake para multimídia.

Zorin também tem o Xournal ++ para notas e Barrier para suporte a vários dispositivos. O Barrier é um aplicativo que permite o compartilhamento de mouse, teclado e área de transferência entre diferentes dispositivos e sistemas operacionais.

O que há de realmente novo, visto que os usuários do Zorin 15 também podem instalar esses aplicativos gratuitos e de código aberto? “Tivemos muitas melhorias na qualidade de vida em todo o sistema”, disse o cofundador. “Funciona muito mais rápido do que o Zorin OS 15, há gestos de touchpad que não estavam disponíveis antes, como padrão. Também há melhorias menores em todo o sistema, uma aparência de desktop e tema mais refinados.” Existem também alguns backports para o Ubuntu 20.04, como o GNOME Shell 3.38, “que tem muitas melhorias de desempenho e segurança”, acrescentou.

Escolher um layout é simples usando o aplicativo Appearance

Distribuição Linux Zorin OS 16 Pro ganha cara do 'Windows 11'

Parece uma filosofia semelhante ao Linux Mint, também baseado nas edições LTS do Ubuntu. Qual é a principal diferença? “O Mint é mais voltado para usuários entusiastas”, diz Zorin. “Em nosso caso, estamos tentando nos concentrar não apenas nos entusiastas, mas também nos novos usuários, usuários com menos inclinação técnica, e torná-la uma experiência coesa e bem projetada que será mais fácil de usar.”

Também há maior facilidade para instalação de jogos e aplicativos do Windows via Wine.

Outro exemplo do sistema tentando ser útil é que, embora o LibreOffice esteja pré-instalado, há também um plug para OnlyOffice, outro produto de código aberto que, ao contrário do LibreOffice, é baseado nos formatos de documento XML da Microsoft. Isso deve melhorar a compatibilidade.

Sobre a empresa

A Zorin (a empresa) é pequena. Com sede na Irlanda, “foi iniciado por meu irmão Kyrill e eu originalmente como um projeto de ciências na escola. Desenvolveu-se mais à medida que a comunidade crescia, se tornando um negócio”, disse Zorin. “A equipe de tempo integral é meu irmão e eu, e também contratamos pessoas em uma base ad-hoc. Queremos expandir a equipe de tempo integral da empresa no próximo ano.”

Zorin disse no ano passado que a versão 15 foi baixada mais de 1,7 milhão de vezes, provando pelo menos que esta pequena empresa atraiu muito interesse. No entanto, a maioria desses downloads são tr-youts ou usuários gratuitos.

Há algo mais vindo, porém. O Zorin Grid, um sistema para gerenciar uma frota de desktops centralmente, que é “um espaço que realmente falta no Linux”.

“Houve alguns atrasos. Anunciamos o Zorin Grid em janeiro de 2020 e o mundo mudou muito desde então, e decidimos que, para torná-lo mais fácil de gerenciar para organizações remotas, havia algumas partes que precisariam ser repensadas”, disse ele. “Esperamos lançar no primeiro trimestre de 2022.”

Via The Register

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.