Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais

youtube-duplica-a-acessibilidade-com-novos-recursos

Vídeos

Tutoriais

09/10/2021 às 15:48

29 min leitura

Avatar Autor
Por Emanuel Negromonte

Como instalar o Linux Mint 20.2! Tutorial para iniciantes!

Quer instalar o Linux Mint 20.2 Uma e não sabe por onde começar? Neste tutorial para iniciantes estão todas as informações que você precisa saber!

linux-mint-20-2-saiba-como-instalar-tutorial-para-iniciantes
Rate this post

O Linux Mint 20.2 é uma das distribuições Linux mais fáceis de instalar, configurar e usar. A versão 20.2 do Linux Mint tem como base o Ubuntu Focal com suporte até o ano de 2025. Todos os lançamentos do Linux Mint tem um codinome e para este é Uma. Dito isso, observe que todos os lançamento do Linux Mint o sistema recebe um codinome de mulher, se preferir, confira a lista com todos os lançamentos do Linux Mint.

Ambiente de Desktop disponíveis para o Linux Mint 20.2

Para aqueles que não estão familiarizados com o tempo ambiente de desktop, saiba ser o mesmo que área de trabalho, como é conhecida no sistema Windows. No entanto, você verá o termo Ambiente de Desktop muitas vezes durante este tutorial. Assim, saiba que o Linux Mint conta com muitos ambientes de desktop e você pode escolher aquele que achar mais interessante.

Quais os ambientes de desktop disponíveis no Linux Mint 20.2?

O observe que vamos listar todos as imagens com seus respectivos ambientes, a lista já está com os links, então escolhendo o ambiente basta clicar e baixar, é muito simples.

E como escolher o melhor ambiente de desktop para o Linux Mint?

Nós sabemos que são muitos os ambientes, mas não há receita de bolo ou fórmula exclusiva. Vamos postar algumas imagens que estão disponíveis no próprio site do Linux Mint. Além disso, perceba que há uma versão do Cinnamon Edge, isso quer dizer que essa opção contém o Linux Kernel mais recente. No entanto, se você não entendeu nada, temos um artigo onde abordamos o que é o Linux. Mas, só instale a versão Cinnamon Edge, caso note que algo no seu sistema não está funcionando corretamente com a versão padrão. Mas, saiba que nas duas opções para Cinnamon a aparência do ambiente é a mesma.

Desta forma, também vamos citar o nome “Painel de Controle”, para que os novos usuários do Linux Mint possam entender melhor algumas opções. Note que o item correto chama-se “Configurações” e em algumas traduções pode vir como “Ajustes”, mas a função básica é configurar todo o sistema igual ao Painel de Controle do Windows.

Linux Mint Cinnamon 20.2

  • linux-mint-cinnamon-20.02-5
  • imagem-do-linux-mint-cinnamon-20.02
  • linux-mint-cinnamon-20.02-5
  • Linux Mint Cinnamon 2
  • Linux Mint Cinnamon 20.02 3

Gostou do Linux Mint 20.2 com Cinammon, então os links para download são:

Nota: Lembre-se que o Cinnamon Edge é para quem precisa do Linux Kernel mais recente, no entanto, baixe a versão padrão que é a recomendada pelo projeto, depois se algo não funcionar você pode baixar o Cinnamon Edge:

Linux Mint MATE 20.2

  • linux-mint-mate-20.02-1
  • linux-mint-mate-20.02-1
  • linux-mint-mate-20.02-1
  • linux-mint-mate-20.02-1
  • Linux Mint Mate 20.02 5 1024x640

Gostou do Linux Mint 20.2 com MATE, então o link para download é:

Linux Minte XFCE 20.2

  • linux-mint-xfce-20.02-1
  • linux-mint-xfce-20.02-1
  • linux-mint-xfce-20.02-1
  • linux-mint-xfce-20.02-1
  • linux-mint-xfce-20.02-1

Gostou do Linux Mint 20.2 com XFCE ? Então o link de download é:

Dica para Download do Linux Mint 20.2

Observe que ao clicar nos links você será redirecionado para uma página cheia de outros links como o exemplo abaixo:

Linux Mint 20.2 855x1024

Fique sempre atento aos itens em destaque. Desta forma, você pode entender que precisará ter uma mídia com o mesmo tamanho. No entanto, sempre recomendamos um pouco maior, na maioria das vezes passa alguns megas, então para este caso uma mídia com 3G já resolve o problema. Mas, se por algum motivo for gravar em DVD, por padrão, a maioria das mídias já vem com mais de 4GB, então não terá problemas. Contudo, para gravar em pendrive, lembre-se de ter um dispositivo acima de 3G. Se você já tem o pendrive, temos também alguns artigos que podem ajudar você a gravar o Linux Mint 20.2 Uma em um pen drive.

Tutoriais para auxílio:

Instalando o Linux Mint 20.2

Agora você já escolheu o ambiente gráfico, vamos seguir com a instalação do zero do Linux Mint 20.2. No entanto, observe que vamos seguir com o ambiente padrão do Linux Mint, o Cinnamon, os prints são deste ambiente, mas fique tranquilo, o processo de instalação é o mesmo para todos eles.

Alterando a sequência de boot na BIOS

Dito isso, e imaginando que você já tenha feito o download do Linux Mint 20.02 e também a gravação da ISO em um pen drive ou DVD, vamos seguir com a instalação. Lembre-se que se você estiver com pen drie ou DVD, deve na sua BIOS, escolher a ordem do boot. Se não sabe mudar o ordem de boot, assista ao vídeo abaixo e veja um exemplo:

Nota: Observe que isso é apenas um exemplo, desta forma, você pode pesquisar no YouTube pelo modelo ou fabricante da sua placa, ou computador. No entanto, se você tem um computador fabricado por grandes marcas como Dell, Lenovo e outra, você pode entrar em contato com o suporte do fabricante para obter ajuda.

Iniciando o pen drive ou DVD do Linux Mint 20.2

Quando o boot for iniciado e o seu pen drive ou DVD do Linux Mint for corretamente carregado, você verá a seguinte tela:

Linux Mint 20.2

Nesta tela, observe se a opção de “Start Linux Mint” está selecionada. Note que há uma tarja cinza sobre a opção escolhida, feito isso pressione ENTER no teclado para seguir com a inicialização da ISO. De acordo com a velocidade do seu computador isso pode demorar alguns minutos até que a próxima tema seja iniciada.

Linux Mint 20.2 1

Nesta tela, observe que o ambiente de desktop foi corretamente carregado, como dito antes, estamos usando o Linux Mint 20.2 com Cinnamon. Agora, saiba que já estamos com tudo pronto para iniciar a instalação, para isso clique no ícone que parece um DVD, onde está escrito “Install Linux Mint”, dê dois cliques rápidos, e uma nova janela vai aparecer.

Definindo o idioma do instalador

Linux Mint 20.2 2
Tela para definição de idioma do instalador – Linux Mint 20.2 Cinnamon

Na tela anterior, usando a barra de rolagem ou as setas do teclado, vá até o idioma “Portuguê do Brasil”. No entanto, caso você seja de Portugal escolha apenas “Português”. Feito isso, clique no botão “Continuar” no canto inferior direito da mesma janela. Na próxima tela vamos definir o idioma do teclado ou layout do teclado.

Definindo layout do teclado

Agora que já definimos o idioma do instalador, precisamos definir o layout do teclado. Se o seu teclado for brasileiro e ABNT2 ou ABNT, você precisa selecionar apenas “Português Brasil”. Caso você não saiba ou não tenha certeza, observe que há um retângulo na cor branca onde você pode digitar para testar. Mas, se por algum motivo você não saiba mesmo configurar, clique no botão Detectar Layout do Teclado, o instalador vai ajudar você a descobrir qual é, e pedirá para você pressionar algumas teclas. Clique em continuar.

Linux Mint 20.2 3

Instalar codecs no Linux Mint 20.2

Na tela abaixo, você terá a oportunidade de instalar os codecs. Os codecs são essenciais para reprodução de vídeos e até para o carregamento adequado de muitas vídeos em sites. Assim, se eles, alguns formatos de vídeos e mídias podem não ser exibidos. Em termo populares, os codecs vão ajudar o seu computador a entender centenas de formatos de vídeos e outras mídias.

Desta forma, marque a caixa de seleção clicando nela, e em seguida clique no botão continuar.

Linux Mint 20.2 4

Particionamento da instalação do Linux Mint 20.2

Agora chegamos no momento do particionamento. Observe que neste computador não temos o Windows ou outro sistema operacional instalado. Desta forma, não teremos que fazer o dualboot. O dualboot é ideal para quem quer muitos sistemas no mesmo computador. Desta forma, quando você ouvir o termo dualboot, isso quer dizer que há mais de um sistema no mesmo computador.

Por ser uma instalação limpa, vamos apenas marcar a caixa que diz “Apagar Disco e Instalar Linux Mint”. Nesta opção todos os dados do seu HD/SSD, serão apagados por completo. Desta forma, caso você tenha o Windows instalador, ele também será apagado completamente. Agora que está ciente, clique em “Instalar agora”. Lembre-se que após clicar neste botão, a formatação do seu disco será iniciada e os dados apagados serão completamente perdidos.

Linux Mint 20.2 5

Ao clicar em “Instalar agora”, você verá um nova tela que vai exibir o mapa de partições, esse mapa mostra o que será removido ou criado. Se o seu disco rígido estiver zerado como o nosso, verá apenas o mapa das novas partições que serão criadas.

Linux Mint 20.2 6

Na caixa de diálogo sobreposta, a mesma que exibe na barra de título “Escrever as mudanças nos discos?”, clique no botão “Continuar”, ou caso queira definir manualmente as partições, você precisa clicar em voltar. No entanto, só faça isso se tiver conhecimento necessário, caso contrário, clique no botão “Continuar”.

Definir localização

Agora, chegou a hora de definir em qual parte do mundo você está. Como no Brasil temos vários fusos, é muito importante que você selecione o local correto, ou a hora do seu sistema poderá ser exibida errada.

Linux Mint 20.2 7

Observe que estou na PB, então o horário mais coerente com o meu é o de Recife. Você pode escrever o nome do estado e aguardar o autocompletar ou clicar sobre o estado que você mora.

Criando usuário e senha durante a instalação do Linux Mint 20.2

Agora, chegamos a uma parte muito importante. Observe que chegou o momento de criar o usuário do sistema. Assim, preencha os campos com as suas informações.

Linux Mint 20.2 8

Na mesma janela, preencha seu nome, o nome do seu computador (é o nome que ele será reconhecido caso esteja em uma rede). Já no item de senha, crie uma senha de fácil memorização pois o sistema pode solicitá-la sempre que você quiser instalar algum aplicativo ou realizar algum processo de atualização.

No entanto, as opções abaixo, “Iniciar sessão automaticamente” é ideal para quem não quer ter que digitar a senha na tela de login. Desta forma, o sistema vai ser iniciado no seu usuário sem pedir nenhuma senha. E por sua vez, na opção “Solicitar senha para entrar”, você terá que digitar a senha todas vezes o sistema for carregado na tela de login.

E por último, temos o item “Criptografar minha pasta pessoal”, essa opção permite que você aumente a segurança dos seus arquivos pessoais, semelhante aos “Meus Documentos” presente no Windows. Então, o sistema vai criptografar, ou seja, vai transformar os seus arquivos em símbolos e códigos que poderão ser descriptografados apenas quando você inserir a senha. Contudo, saiba que ao escolher criptografar, o sistema pode ficar um pouco pesado. Por padrão, raramente alguém precisa ativar a criptografia, a não ser que seja muito necessário. E mais uma vez, clique no botão “Continuar”.

Linux Mint 20.2 está sendo instalado!

Agora finalizamos tudo o que o instalador do Linux Mint 20.2 precisa saber ao seu respeito. A tela abaixo será exibida se tudo foi preenchido corretamente. A instalação do Linux Mint 20.2 deve demorar alguns minutos, e isso depende da sua máquina, especialmente o poder de processamento e memória. Agora só aguardar.

Linux Mint 20.2 9

Agora, vá tomar um café enquanto aguarda. Quanto tudo terminar a tela a seguir será exibida:

Linux Mint 20.2 10

Finalizado! O Linux Mint 20.2 foi instalado corretamente. Agora você pode escolher entre “Continuar testando”, caso ainda queira experimentar o sistema. No entanto, se já terminou, clique em “Reiniciar agora”, fique atento a outra tela, o sistema vai pedir para você remover o pen drive ou o DVD quando reiniciar.

Linux Mint 20.2 11

Agora é a hora de remover a mídia que você usou para instalação do Linux Mint 20.2. Se for pen drive, remova-o da porta USB agora, se for DVD ejete-o. Por fim, quando remover, pressione a tela ENTER e pronto.

Ajuda e Suporte para Linux

Boa sorte com o seu mais novo sistema, o Linux Mint 20.2. Caso precise ajuda, estamos no Telegram, busque o nosso grupo em @sitesempreupdate ou se quiser receber nossas notícias pelo Telegram, sem participar do grupo, busque por @sempreudpate.

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

Rate this post

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.