Driver Vulkan Raspberry Pi "V3DV" agora funciona no Android

Vulkan 1.3.240 traz nova extensão para ajudar na compatibilidade com DirectX Ray Tracing
Vulkan 1.3.240 traz nova extensão para ajudar na compatibilidade com DirectX Ray Tracing

O driver Open-source Broadcom “V3DV” Vulkan dentro do Mesa que é mais notavelmente usado pelo Raspberry Pi agora pode ser executado no Android. Para aqueles que usam o Android do Google no Raspberry Pi 4 e mais recente como uma alternativa às distribuições convencionais do Linux, o V3DV agora pode funcionar também para fornecer suporte à API Vulkan. Este suporte agora upstream no Mesa foi baseado no trabalho anterior dos desenvolvedores Android-RPi e Lineage-RPi. Parte desse código de suporte específico do Android também foi baseado nos drivers de código aberto Intel “ANV” e Qualcomm “TURNIP” Mesa Vulkan.

Driver Vulkan Raspberry Pi “V3DV” agora funciona no Android

Pouco mais de 600 linhas do novo código foram necessárias para o V3DV no Mesa 22.0 para permitir que este driver Vulkan rodasse no Android. Quem estiver interessado . já poderá testar no novo V3DV/Raspberry Pi no Android.

Enquanto isso, saiu novo driver Vulkan 1.2.203

Driver Vulkan Raspberry Pi "V3DV" agora funciona no Android
Driver Vulkan Raspberry Pi “V3DV” agora funciona no Android.

O novo Vulkan 1.2.203 acaba de ser lançado com muitas atualizações de documentação e novas extensões. Assim, o diver Vulkan 1.2.203 chegou com muitas correções/atualizações na documentação de especificações para o final do ano, bem como a introdução de três novas extensões.

Por ser apenas mais uma atualização de duas semanas para a API Vulkan, Vulkan 1.2.203 vem com um grande número de correções e esclarecimentos. Assim, são 11 alterações decorrentes de problemas internos e outros cinco problemas públicos do GitHub. Também há três novas extensões introduzidas:

VK_GOOGLE_surfaceless_query:

A extensão surfaceless_query feita pelo Google permite que um identificador nulo seja passado como o parâmetro de superfície para vkGetPhysicalDeviceSurfaceFormatsKHR/vkGetPhysicalDeviceSurfacePresentModesKHR e funções relacionadas para também aceitar um identificador nulo como formato de superfície. Isso se destina a plataformas onde os resultados das consultas são superficiais e um único mecanismo de apresentação é o destino implícito.

VK_NV_linear_color_attachment:

Esta extensão NVIDIA mais recente permite o uso de VK_IMAGE_TILING_LINEAR como anexos de cores quando todos os anexos de cores na passagem de renderização têm o mesmo mosaico VK_IMAGE_TILING_LINEAR.

VK_QCOM_fragment_density_map_offset:

Esta extensão de led da Qualcomm permite que um aplicativo especifique deslocamentos para um anexo de mapa de densidade de fragmento sem a necessidade de regenerar o mapa de densidade de fragmento.

Via Phoronix