Notícias

03/02/2021 às 17:09

6 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

EndeavourOS lança primeira edição de 2021 com Linux 5.10 LTS e Xfce 4.16

EndeavourOS lança primeira edição de 2021 com Linux 5.10 LTS e Xfce 4.16

E quem deu um start em 2021 e lança sua primeira edição do ano de 2021 foi o sistema operacional EndeavourOS, que carrega o kernel Linux 5.10 LTS e o ambiente de desktop Xfce 4.16. A edição anterior desta distribuição que tem como base o Arch Linux saiu há mais ou menos 5 meses. Assim, quem quiser pegar atualização na fonte para ter um novo sistema, deve baixar a nova imagem ISO.


Por outro lado, o EndeavourOS possui o mais recente Linux 5.10 com suporte de longo prazo LTS. Então, isso representa melhor suporte de hardware. Então se você já experimentou o EndeavourOS antes e não funcionou bem com o seu PC, você deve dar mais uma chance à nova ISO.

Além disso, o primeiro lançamento EndeavourOS em 2021 traz a mais recente série de pilha de gráficos Mesa 20.3 para jogos aprimorados, junto com o driver gráfico proprietário Nvidia 460.39 mais recente para GPUs NVIDIA. Além de todas essas vantagens, a equipe de desenvolvimento melhorou o ambiente live, que foi atualizado para o ambiente de desktop Xfce 4.16 mais recente. Por outro lado, o processo de instalação está mais fácil e suave.

EndeavourOS lança primeira edição de 2021 com Linux 5.10 LTS e Xfce 4.16

Assim, para conseguir isso, a equipe atualizou o instalador gráfico do Calamares com a capacidade de escolher um arquivo além de uma partição de troca tradicional ao selecionar o esquema de partição automática, e tornou possível que os espelhos atualizassem automaticamente ao escolher a instalação on-line.

  • Eles também adicionaram o emulador de terminal Alacritty OpenGL de plataforma cruzada na ISO live;
  • implementaram o pacote reflector-bash-completed para tornar mais fácil para a distro usar o script Reflector que busca a lista de espelhos mais recente da página Status do espelho do Arch Linux;
  • adicionada uma nova opção em Welcome –pkglist = URL para permitir que usuários avançados adicionem pacotes extras durante a instalação;
  • e adicionou um novo espelho na Índia para usuários daquele país.

Várias das ferramentas internas construídas também foram atualizadas nesta nova versão. Por exemplo:

  • os usuários agora podem configurar facilmente eos-update-notifier diretamente do aplicativo Welcome;
  • eos-sendlogfoi atualizado com a capacidade de enviar qualquer arquivo de texto da entrada padrão para a Internet/
  • e eos-pkginfo agora podem pesquisar mais informações sobre um pacote.

Por outro lado, devido à demanda, o EndeavourOS agora vem com UpdateInTerminal, uma ferramenta que permite verificar e atualizar o sistema quando a ferramenta eos-update-notifier é desabilitada.

Então, finalmente, o EndeavourOS apresenta um novo tema e configuração para o gerenciador de janelas i3. Mais detalhes estão disponíveis na página de anúncio de lançamento.

9to5 Linux

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.