Take a fresh look at your lifestyle.

Entangle, controle sua câmera fotográfica do Ubuntu

Entangle é um aplicativo que te permite controlar câmeras fotográficas através do computador. Conheça mais da ferramenta e veja como instalá-la no Ubuntu.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Entangle é uma ferramenta de controle para câmeras de código aberto que permite aos usuários tirar fotos com uma câmera digital controlada a partir do computador. Todas as configurações da câmera podem ser controladas através desta ferramenta. Suporta visualizações ao vivo, download automático e visualização de fotos. Além disso, esta ferramenta é muito fácil de instalar em qualquer versão do Ubuntu.
Este aplicativo pode ser especialmente útil quando você precisa de um controle preciso ou uma visão mais ampla das imagens capturadas durante o disparo. Também pode ser muito útil quando procuramos trabalho na animação stop motion. O Entangle nos permitirá tirar fotos, ajustar as configurações da câmera e muito mais, diretamente da área de trabalho. Não precisamos mais olhar para o visor da câmera.
Como tudo passa pelo USB, as coisas devem ser mais rápidas do que nas aplicações móveis baseadas em Wi-Fi. A instalação de uma câmera digital em um laptop ou PC com o Gnu/Linux não poderia ser mais fácil. Só precisamos conectá-lo à nossa máquina Ubuntu usando o cabo USB que geralmente vem com as câmeras.
Uma vez conectada nossa câmera através do cabo USB, só teremos que abrir o Entangle pelo localizador de aplicativos do Ubuntu. Se você tiver mais de uma câmera conectada, o Entangle nos pedirá para escolher qual queremos usar.
Esta ferramenta usa o protocolo de transferência de imagem (PTP) para controlar câmeras digitais e DSLRs. Por isso, talvez tenhamos que desmontar a câmera do Nautilus para poder usá-la no Entangle.

Características gerais de Entangle

Dependendo da câmera, conseguiremos ajustar as configurações dela diretamente do aplicativo.

  • Podemos modificar a abertura.
  • A configuração da velocidade do obturador também estará disponível.
  • A sensibilidade ISO pode ser modificada.
  • Seremos capazes de realizar o balanço de brancos.
  • A qualidade da imagem também pode ser modificada, assim como o tamanho da imagem.
  • Se a câmera que estamos usando é compatível com “Visualização ao vivo”, poderemos ver o que a câmera está vendo na janela de visualização do Entangle.
  • A disponibilidade dessas opções variará dependendo da marca e do modelo da câmera conectada. Algumas câmeras podem não ser reconhecidas por esta ferramenta. Como uma referência de câmera, o site Entangle diz que Nikon e Canon DSLRs são os melhores dispositivos compatíveis.

Para testar, conectei minha câmera Nikon D5300 DSLR. Não consegui usar todas essas opções descritas acima, apenas um número limitado delas estava disponível.

Instalar Entangle no Ubuntu e Linux Mint

Você pode instalar Entangle no Ubuntu 16.04 LTS e superior, abrindo um terminal (Ctrl + Alt + T) e digitando o seguinte comando:

sudo apt install entangle

Poderemos encontrar o código-fonte deste aplicativo na página Gitlab do projeto. Se você quiser saber mais sobre o Entangle, podemos verificar a página da web do aplicativo.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comments