Fedora Workstation poderá ter ambiente de recuperação Linux baseado em GUI

Claylson Martins
3 minutos de leitura

A distribuição Fedora WorkStation poderá ter em breve uma novidade importante e ganhar um ambientede recuperação do sistema baseado em GUI. Quando se trata de recuperação do sistema no Linux, os usuários geralmente ficam apenas com uma linha de comando para tentar se recuperar de uma inicialização de kernel com falha, configuração de carregador de inicialização interrompida ou outros problemas de parada de exibição. Com o Fedora Workstation agora eles têm apenas seu processo de recuperação Linux baseado em CLI. No entanto, estão de olho na possibilidade de criar um ambiente de recuperação baseado em GUI complementar.

O Fedora Workstation, como a maioria das principais distribuições Linux, tem uma área de recuperação baseada em linha de comando para lidar com os principais problemas do sistema, mas para usuários iniciantes de Linux e outros, pode ser intimidante e não muito amigável… possibilidade de um ambiente de recuperação baseado em GUI.

Esse ambiente de recuperação baseado em GUI atualmente hipotético parece quase como o modo de recuperação do macOS da Apple, pois pode haver a possibilidade de baixar uma nova imagem do sistema desse ambiente. O ambiente de recuperação também pode oferecer acesso a algumas ferramentas de recuperação/sistema como um terminal, Fedora Media Writer, software de backup e muito mais.

Fedora Workstation poderá ter ambiente de recuperação Linux baseado em GUI

Esse ambiente de recuperação baseado em GUI ofereceria uma ferramenta de reparo de inicialização fácil de usar. Do mesmo modo, teria outras ferramentas baseadas em interface do usuário para ajudar na recuperação de um estado ruim do sistema. Existe até a possibilidade de que o Firefox ou um navegador da Web também sejam incluídos para facilitar a solução de problemas/acesso à documentação.

Fedora Workstation poderá ter ambiente de recuperação Linux baseado em GUI


Ao longo dos anos, houve várias tentativas de melhorar a recuperação do sistema Linux, como na captura de tela acima com a recuperação anterior do BulletProof-X da Canonical para o Ubuntu para lidar com problemas do X.Org Server. Este tipo de problema era muito comum na época. Daí a importância de em 2022 possamos ter algum ambiente útil de recuperação de sistema Linux baseado em GUI do Fedora e Red Hat.

Ideias para este possível ambiente de recuperação Linux baseado em GUI estão sendo discutidas via The Fedora pague.io e este tópico da lista de discussão do Fedora . Há interesse de usuários e desenvolvedores em tal oferta e com os recursos da Red Hat pode muito bem acabar se tornando uma solução interessante e viável.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.