Enquanto você espera que a versão do navegador Firefox 102 chegue aos repositórios de software estáveis ??de suas distribuições GNU/Linux, a Mozilla já promoveu a próxima versão, o Firefox 103, para o canal beta para testes públicos. Assim, o novo Firefox 103 Beta em desenvolvimento já apresenta algumas novidades e melhora o desempenho do WebGL no Linux para drivers NVIDIA via DMA-Buf.
Programado para 26 de julho de 2022, o lançamento do Firefox 103 promete desempenho WebGL aprimorado em sistemas Linux ao usar os drivers binários NVIDIA via DMA-Buf. A versão alfa também apresentava decodificação de vídeo de hardware por padrão nos sistemas Intel/AMD Linux quando o VA-API está disponível, mas foi desativado na versão beta.
O Firefox 103 também promete melhorar sua experiência em formulários PDF destacando os campos obrigatórios, melhorar o desempenho do navegador da Web em monitores com taxas de atualização de 120Hz ou mais e preservar espaços ininterruptos ao copiar texto de um controle de formulário.
Em termos de segurança, o Firefox 103 remove a opção de configuração que permite assinaturas SHA-1 em certificados, pois agora não há mais suporte para melhor segurança.
Além disso, houve rumores de que a Mozilla planeja adicionar outro novo recurso de proteção de rastreamento chamado URL Query Parameter Stripping, que remove os parâmetros de rastreamento de endereços da Web para proteger sua privacidade no modo estrito ETP e no modo de navegação privada, mas isso está desabilitado por padrão no Firefox 103 beta, por enquanto.
Firefox 103 Beta melhora o desempenho do WebGL no Linux para drivers NVIDIA via DMA-Buf
Para usuários do macOS, o Firefox 103 promete melhorar a capacidade de resposta durante períodos de alta carga da CPU.
Novamente, a Mozilla planeja lançar o Firefox 103 no próximo mês em 26 de julho, mas se você for um usuário de ponta e quiser experimentar a versão beta em seu computador pessoal, você pode baixar a versão beta mais recente agora mesmo do site oficial por meio do servidor de download.
Assim, você poderá experimentar as últimas novidades que poderão fazer parte do navegador Mozilla Firefox já a partir do mês que vem. Como esta é uma versão de pré-lançamento, lembre-se de não instalá-la e usá-la em uma máquina de produção!