A Mozilla acaba de lançar para a primeira vez o relatório de Registros Público Firefox. Isto é parte de seus esforços para dar transparência e compartilhar os resultados da coleta de dados realizada pelo sistema de telemetria no navegador. Porém, ao contrário do esperado, o Firefox perde milhões de usuários. Isso todos os meses, entre 2017 e 2018.
Este novo dado foi adicionado ao Relatório de Hardware do Firefox, lançado há dois anos, com algumas estatísticas sobre computadores desktop executando o navegador. Desta vez, os novos dados nos dizem coisas como o número de usuários ativos por ano e mês. E um fato que chama a atenção para esses números é o declínio gradual de usuários de abril de 2017 até hoje .
A aposta no Quantum
O lançamento do Firefox Quantum em novembro de 2017 foi, talvez, um dos mais comentados na história do Firefox. Sem dúvida, foi um dos mais falados no mundo dos navegadores. Usuários e mídia concordaram que foi uma excelente evolução do Firefox.
Quantum foi e ainda é para a Mozilla essa opção com a qual eles buscam recuperar os usuários perdidos para o Chrome. Está prevista, inclusive, uma reformulação no visual dos produtos da Mozilla, incluindo o Firefox. No entanto, algo não está funcionando como deveria. Apesar do rápido crescimento da versão Quantum com mais de 170 milhões de instalações em seu primeiro mês após o lançamento, os números não são tão bons quanto alguns gostariam.
Números não param de cair
Porém, a história muda durante 2018, com a queda que chegou a 286 milhões de usuários ativos,sem sinais de recuperação. Entre fevereiro e agosto deste ano, os números continuaram caindo. Atualmente, o Firefox tem pouco mais de 256 milhões de UAM. São mais de 50 milhões de usuários a menos que em 2017 .
É lamentável que esta seja a história, com tantas coisas boas que foram ditas sobre o Firefox Quantum, e com tantas razões para mudar para ele. Mesmo assim, o navegador ainda é incapaz de recuperar seus dias de glória.