in

Firefox Wayland por padrão ficou para o Fedora 31

A previsão era estrear o recurso já em maio, no Fedora 30. Não deu tempo.

Firefox Wayland por padrão ficou para o Fedora 31

Ainda não foi desta vez. Os planos para enviar o Wayland-ized Firefox por padrão no Fedora 30 foram frustrados. Portanto, agora, terão que esperar até que o Fedora 31 tente novamente.

Por um tempo agora tem havido o pacote firefox-wayland disponível para os usuários do Fedora para testar a versão nativa do Firefox em Wayland ao invés de ter que correr através do XWayland ao ativar este navegador web padrão no Fedora Workstation. Com o Fedora 30, os desenvolvedores esperavam que a versão do Firefox Wayland estivesse finalmente pronta para ser enviada por padrão. No entanto, isso acabou não ocorrendo.

Não adiantou dar mais tempo

Eles tiveram mais tempo para resolver os erros remanescentes, porém no final, o Comitê de Engenharia e Direção do Fedora (FESCo) decidiu que essa troca do Firefox terá que ser adiada para o Fedora 31.

O pacote Firefox Wayland permanecerá disponível no arquivo F30 como um recurso de “pré-visualização”. Porém, a versão X11/XWayland do Firefox ainda estará lá por padrão. Detalhes adicionais nos Relatórios do FESCo.

As vantagens

Este Firefox nativo de Wayland há muito tempo é oferecido no repositório do Fedora, porém não é usado como navegador padrão. Apesar de não estar totalmente eliminado ainda, mais tempo foi concedido para prepará-lo para esta atualização no Fedora.

Usuários do Fedora 29, contudo, podem avaliar o suporte atual do Wayland Firefox instalando o pacote firefox-wayland. Além disso, ou em outras distribuições, os bits do Firefox Wayland são mantidos atualizados. Então, se você baixar o Firefox Nightly, pode iniciar o Firefox com a variável de ambiente MOZ_ENABLE_WAYLAND = 1 definida para um efeito semelhante.

Além de ser capaz de evitar o XWayland, a versão nativa do Firefox com o Wayland deve funcionar mais rápido. Também deve fornecer melhor renderização de fonte e lidar melhor com o escalonamento HiDPI/display, entre outros benefícios.

Written by Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

MATE 1.22 lançado com melhor suporte Wayland

MATE 1.22 lançado com melhor suporte Wayland

Fundação Kodi junta-se à Fundação Linux

Fundação Kodi junta-se à Fundação Linux