in

Free Software Foundation escolhe novo presidente após saída polêmica de Richard Stallman

Veja quem é o novo escolhido.

Free Software Foundation escolhe novo presidente após demissão polêmica

A Free Software Foundation elegeu um novo presidente após a renúncia de Richard Stallman em setembro passado da FSF. Stallman atuou como presidente fundador da Free Software Foundation desde sua criação em 1985. No entanto, foi obrigado a deixar o cargo em setembro passado após comentários controversos. Sendo assim, a Free Software Foundation escolhe novo presidente após a demissão polêmica de Stallmann.

A Free Software Foundation elegeu Geoffrey Knauth como o novo presidente. Knauth é membro do conselho da FSF desde 1997. Knauth é professor de ciências da computação na Pensilvânia e contribuiu para a pilha GNU Objective-C e para outro envolvimento de longa data no GNU e na FSF.

Free Software Foundation escolhe novo presidente após saída polêmica de Richard Stallman

A Free Software Foundation anunciou o novo presidente na noite de terça-feira (05/08), ao mesmo tempo em que nomeou o promotor francês de software livre Odile Bénassy para o conselho.

Free Software Foundation escolhe novo presidente após demissão polêmica

Knauth postou uma declaração como o novo presidente. Lá ele comentou:

Neste momento, o Conselho da FSF me escolheu como líder para ajudar a comunidade a se concentrar em nossa dedicação compartilhada para proteger e desenvolver software que respeite nossas liberdades. Também é importante proteger e aumentar a diversidade de membros da comunidade.

É através da nossa diversidade de experiências e opiniões que temos criatividade, perspectiva, força intelectual e rigor … É necessário um foco renovado para alcançar nossos objetivos. Devemos lembrar o que nos une e por que viemos ao software livre em primeiro lugar. O que nos inspirou no passado? O que nos manterá inspirados e o que inspirará novas gerações de desenvolvedores de software livre? Devemos ser gentis um com o outro e respeitar um ao outro quando nossos argumentos de boa fé diferem, a fim de produzir as melhores soluções juntos.

Saída de Stallman foi em meio a muita polêmica

O responsável pela FSF e Projeto GNU saiu depois de uma postagem no Medium ter revelado trechos de emails de uma lista de discussão do MIT, na qual Stallman era visto como defensor do traficante de sexo Jeffrey Epstein. Todo o conteúdo foi vazado para a revista VICE, o que causou uma avalanche de cobertura da mídia.

Assim, a tutela da Software Freedom pediu sua demissão em um post com palavras fortes. Stallman foi frequentemente criticado por suas opiniões sobre vários outros assuntos. Em seu blog pessoal, ele pedia a legalização da prostituição, adultério, necrofilia, bestialidade, posse de pornografia infantil e até incesto e pedofiliaIsso tudo pode ser acompanhado neste link.