in

GitHub lança o Arctic Code Vault para preservar software de código aberto por 1.000 anos

O site quer preservar software de código aberto para as gerações futuras.

GitHub lança o Arctic Code Vault para preservar software de código aberto por 1.000 anos
Imagem: Reprodução | Venture Beat.

Ontem, o GitHub compartilhou seus planos de abrir o Arctic Code Vault. Ele é um esforço para armazenar e preservar software de código aberto como o Flutter e o TensorFlow. Além disso, o código de todos os projetos de código aberto será armazenado em um filme com quadros que incluem 8,8 milhões de pixels cada um, projetado para durar 1.000 anos.

O código será abrigado em uma mina de carvão desativada em Svalbard, na Noruega, a mesma cidade escolhida para sediar um cofre global de sementes. Como Svalbard é uma das cidades mais ao norte da Terra, o permafrost pode se estender centenas de metros abaixo da superfície. Os arquivistas acreditam que as condições frias e quase constantes podem ajudar na preservação.

GitHub lança o Arctic Code Vault

A iniciativa começou no início deste ano com milhares de projetos populares do GitHub, como o Blockchain, o WordPress e linguagens de programação como Rust ou Ruby. Porém, o Arctic Code Vault será estendido a todos os repositórios públicos em fevereiro. O GitHub é usado por mais de 40 milhões de desenvolvedores e atualmente hospeda mais de 100 milhões de repositórios, de acordo com o relatório Octoverse de 2019.

O CEO do GitHub, Nat Friedman, ao explicar por que o Arctic Code Vault foi criado, disse:

Nada grande acontecerá novamente sem software.

Em uma entrevista coletiva após o discurso, Friedman disse que o Arctic Code Vault faz parte de um esforço maior para armazenar seus principais repositórios em vários locais.

O Arctic Code Vault do GitHub faz parte do programa GitHub Archive, uma colaboração entre o GitHub da Microsoft e grupos como o Internet Archive, que armazena imagens de páginas da Web em repositórios em sua Wayback Machine; a The Long Now Foundation e o Project Silica da Microsoft Research.

Além disso, Friedman disse que o meio pode mudar com o tempo para suportar algo como o Silica. Por exemplo, o projeto Silica procura colocar dados em vidro que podem ser armazenados por 10.000 anos!

GitHub lança o Arctic Code Vault para preservar software de código aberto por 1.000 anos
O GitHub é usado por mais de 40 milhões de desenvolvedores e atualmente hospeda mais de 100 milhões de repositórios. Crédito da imagem: GitHub.

GitHub quer preservar software de código aberto

A princípio, o primeiro registro de código do repositório público ocorrerá em 2 de fevereiro de 2020. Com o tempo, o GitHub desenvolverá um ritmo para armazenar o código uma vez por ano ou a cada dois anos. Além disso, eles encontrarão uma maneira de os projetos de código aberto poderem recuperar o código.

A notícia foi compartilhada ontem na conferência GitHub Universe para desenvolvedores em San Francisco. Além disso, várias atualizações para desenvolvedores que colaboram no GitHub foram introduzidas ontem.

Neste artigo, você viu que o GitHub lançou o Arctic Code Vault para preservar software de código aberto por 1.000 anos.

Fonte: Venture Beat

Leia também:

GitHub adquire Semmle para ajudar os desenvolvedores a detectar explorações de código

Escrito por Leonardo Santana

Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.

Como verificar se o seu servidor está sob ataque DDoS?

Como verificar se o seu servidor está sob ataque DDoS?

SpaceX lançou 60 satélites para oferecer Internet do espaço com Starlink

SpaceX lançou 60 satélites para oferecer Internet do espaço com Starlink