Há pouco tempo, os usuários do Linux que gostam do ambiente de desktop puderam experimentar uma nova versão, a 40. Ela faz parte de uma distribuição importante, que é o Fedora Linux. Agora, finalmente, o GNOME 40 vai fazer parte da última versão estável do Ubuntu. Antes era possível fazer a instalação. Porém, isso poderia quebrar o funcionamento do sistema. A Canonical optou por finalmente implementar o ambiente que o padrão de sua distribuição Linux. O atraso foi explicado por conta de muitas mudanças do GNOME 40.
O GNOME 40 apresenta um novo layout e vários novos comportamentos. O GNOME 40.2 que foi lançado com melhor suporte para Flatpak e screencasting aprimorado. Esta é, portanto, a segunda versão pontual da série 40 deste ambiente de trabalho bastante usado em distribuições Linux. Ele está, por padrão, no Fedora Workstation e no Ubuntu, por exemplo.
O GNOME 40 do Ubuntu é diferente do Manjaro ou Fedora
Para ser capaz de ver a imagem do Ubuntu 21.10 com GNOME 40 teremos que esperar que as mudanças cheguem ao Daily Build.No entanto, algumas imagens já começaram a vazar.
Tal como acontece com outros sistemas com GNOME 40, tudo começa com a visualização Atividades, mas com a principal e mais importante diferença que o dock fica para a esquerda e continua ocupando todo o espaço vertical. Caso contrário, os gestos são os mesmos e também estão disponíveis apenas no Wayland. Deslizando três dedos para cima, entraremos na visualização dos desktops virtuais e, deslizando mais uma vez, removeremos a gaveta do aplicativo. Deslizando para o lado, podemos ir de uma mesa para outra.
É claro que estamos falando de um Compilação Diária. Há rumores de que o Ubuntu 21.10 chegará com o GNOME 41, mas agora tenho minhas dúvidas.
GNOME 40 vai fazer parte do Ubuntu 21.10. Mais detalhes
Quando você faz o login no Ubuntu 21.10, você é recebido por uma nova ‘visão geral’. Isso, como no GNOME 40 upstream, é projetado para orientá-lo sobre a ‘nova’ maneira de trabalhar.
GNOME 40 também apresenta espaços de trabalho horizontais, miniaturas de mini-espaços de trabalho (que são interativos), um novo iniciador de aplicativo de rolagem horizontal e uma barra superior que desaparece quando a visão geral ou o iniciador de aplicativo está ativo.
Todas essas mudanças são projetadas em torno de um dock na parte inferior da tela.
Nas compilações diárias atuais, o Ubuntu 21.10 coloca o Ubuntu Dock no lado esquerdo. Eles não moveram o dock para o fundo ou voltaram a usar o dock nativo do GNOME. E, pelo que eu sei, não há planos para fazer isso também.
Existem algumas problemas visuais que precisam ser trabalhados até a chegada da versão estável. As áreas de trabalho não têm sombras projetadas, os tipos mime da área de trabalho na visão geral não são arredondados e a “barra superior” provavelmente deve ser da mesma cor que o Dock do Ubuntu (e quando a barra superior fica invisível na visão geral, ela torna o dock pareça cortado). Porém, ainda há bastante tempo para aplicar as mudanças necessárias. É esperar para ver.
Via OMGUbuntu