Um novo desenvolvimento empolgante para o GNOME 42 é permitir que eventos de entrada aconteçam em sua taxa de dispositivo de entrada total, o que é uma ótima notícia para jogadores de Linux com alta taxa de atualização, tablets de entrada e casos de uso semelhantes.
Até agora, o GNOME Shell tem compactado eventos de movimento do ponteiro para que sejam sincronizados com a taxa de atualização do monitor, que pode ser algo em torno de 30 a 144 eventos por segundo, dependendo da exibição. Para lidar com a renderização de jogos ou outro software com uma taxa de atualização superior à taxa de atualização e para aplicativos que utilizam velocidade, direção, aceleração para eventos de entrada, o GNOME 42 está mudando as coisas para melhor.
A taxa de dispositivo de entrada total varia de dispositivos diferentes, mas geralmente desenhando tablets e ratos para jogos tendem a ser muito mais altos do que o que é alcançado pelas taxas de atualização de tela de hoje, que é onde estará a diferença mais notável.
Tradicionalmente, o GNOME Shell tem compactado eventos de movimento do ponteiro para que seu manuseio seja sincronizado com a taxa de atualização do monitor, isso significa que os aplicativos normalmente veriam aproximadamente 60 eventos por segundo (ou 144 se você seguir as tendências).
Essa característica herdada dos primeiros dias da Clutter não era apenas um atalho, lidar com eventos de movimento implica procurar o ator que está sob o ponteiro (principalmente para sabermos para qual ator enviar o evento) e essa foi uma operação cara o suficiente para fazia sentido fazer com a frequência mais baixa possível. Se você é um leitor recorrente deste blog, deve se lembrar de como essa área obteve grandes melhorias no passado.
Mas isso por si só não é suficiente, os eventos de movimento também podem acabar sendo manipulados na área JS, e é do interesse do GNOME Shell (e das pessoas reclamando da perda de frames) que não precisemos entrar no mecanismo JavaScript com muita frequência no decorrer de um quadro. Novamente, faz sentido manter o mínimo.
GNOME 42 vai permitir que Input Events aconteçam com capacidade máxima
As mudanças demoraram a ser implementadas.
O impedimento foi provavelmente o que você menos suspeitaria: aplicativos que não estão tratando de eventos. Se um aplicativo não estiver lendo eventos a tempo (está bloqueando temporariamente o loop principal, congelado, lento, em um ponto de interrupção, …), esses eventos irão enfileirar.
Mais detalhes sobre essa melhoria emocionante no lançamento do GNOME 42 da próxima primavera podem ser encontrados no blog de desenvolvimento do GNOME Shell.