Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais

youtube-duplica-a-acessibilidade-com-novos-recursos

Vídeos

Notícias

13/10/2021 às 14:00

6 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

GNOME trouxe vários aplicativos para GTK4 e libadwaita

GNOME trouxe vários aplicativos para GTK4 e libadwaita
Rate this post

Novidades sobre o mundo GNOME. Os desenvolvedores publicaram uma nota esclarecendo detalhes sobre os aplicativos que foram portados para GTK4 e libadwaita. Na verdade, tudo o que não é aplicativo de terceiros inclui “gkt4” de uma forma ou de outra, e apenas um deles também não inclui libadwaita. Além da versão desktop, o GNOME também tem sua versão móvel, e esta semana eles voltaram para apresentar novos recursos a esse respeito.

As aplicativos que foram trazidos para GTK4 e libadwaita eles são o Disk Usage Analyzer, o GNOME Tour, o Software Center e o Commit. Além disso, o gtk-rs adicionou um capítulo sobre ações ao seu livro gtk4-rs. Por outro lado, esta semana falaram sobre mudanças no Phosh e em aplicativos de terceiros, ou seja, eles não fazem parte oficialmente do GNOME, porém, são projetados com o famoso desktop usado, entre outros, o Ubuntu.

Como informa o projeto:

O GTK4 é uma nova versão importante do GTK, e a migração de GTK3 para GTK4 exige (algum) esforço. A documentação do GTK4 está aqui. Inclui um guia de migração.

Você poderá verificar estes e outros detalhes ao acessar este link do projeto GNOME.

GNOME trouxe vários aplicativos para GTK4 e libadwaita. O que há de novo em software de terceiros para GNOME

Captura De Tela 2021 10 13 091756 1024x573
  • Um aplicativo de demonstração de portais foi lançado no Flathub.
  • O canal de CI do Phosh, gitlab.gnome.org, agora faz capturas de tela automaticamente em diferentes idiomas (atualmente árabe, japonês e alemão). Espera-se que isso torne mais fácil para os desenvolvedores, designers e tradutores verificar as alterações de design.
  • O GNOME To Do agora usa uma nova API de esquema de cores fornecida pela libadwaita para lidar com os modos claro e escuro. O seletor de estilo também recebeu melhorias visuais.

Embora também tenham falado sobre aplicativos de terceiros, a novidade recente é que estão se concentrando em melhorar a consistência do desktop, algo que deve mudar muito quando o GNOME 42 for lançado em março de 2022. Com a chegada da nova versão do Ubuntu em breve, deveremos ter o GNOME 40 como o desktop padrão do sistema operacional da Canonical.

Do mesmo modo, é possível ver alguns detalhes sobre como portar os aplicativos do GNOME para GTK4 ao assistirem a este vídeo:

GNOME 42

O novo ambiente de trabalho GNOME 42 está com previsão de lançamento somente para 23 de março do ano que vem e a principal novidade é que ele tem opção de tema escuro. Porém, muitos usuários sequer conhecem o novo GNOME 41, que não fez sua estreia oficial em distribuições Linux em que é usado por padrão, como o Ubuntu e o Fedora Workstation. Assim, estas são as primeiras informações em torno do novo GNOME 42.

Os desenvolvedores do GNOME publicaram recentemente o cronograma de lançamento para o ambiente de desktop GNOME 42, com lançamento previsto para o próximo ano em 23 de março. Será a segunda grande atualização da série GNOME 4x e o desenvolvimento começou lentamente neste mês.

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Rate this post

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.