in

Google lança software que pode detectar conteúdo fake

O objetivo da ferramenta é ajudar jornalistas a verificar imagens rapidamente.

A Jigsaw, uma incubadora de tecnologia do Google, lançou uma plataforma experimental chamada Assembler para ajudar jornalistas e verificadores de linha de frente a detectar conteúdo fake rapidamente.

Google lança software para detectar conteúdo fake

De acordo com a MIT Technology Review, a Assembler combina várias técnicas existentes na academia para detectar técnicas comuns de manipulação, incluindo alterar o brilho da imagem e colar pixels copiados em outros lugares para encobrir algo, enquanto mantém a mesma textura visual.

Google lança software que pode detectar conteúdo fake
Especialistas recomendam que gigantes da tecnologia como o Facebook e o Google incorporem esses tipos de recursos de detecção diretamente em suas plataformas.

Além disso, a plataforma inclui um detector que revela falhas profundas usando o StyleGAN, um algoritmo que pode gerar faces imaginárias realistas.

Dessa maneira, essas técnicas de detecção alimentam um modelo mestre que informa aos usuários qual a probabilidade de uma imagem ter sido manipulada.

A Assembler é um bom passo no combate à mídia manipulada. Porém, ela não abrange muitas outras técnicas de manipulação existentes, incluindo as usadas para vídeo, que a equipe precisará adicionar e atualizar à medida que o ecossistema continua evoluindo.

Por fim, especialistas recomendam que gigantes da tecnologia como o Facebook e o Google incorporem esses tipos de recursos de detecção diretamente em suas plataformas. Dessa forma, essas verificações podem ser realizadas em tempo real, à medida que fotos e vídeos são enviados e compartilhados.

Fonte: Fudzilla

Caso queira acompanhar mais assuntos sobre Linux, Android, hardware, programação e ficar antenado no mundo da tecnologia, fique à vontade para entrar no grupo do Sempre Update no Telegram.

Leia também:

Este aplicativo de deepfake consegue colocar seu rosto em GIFs engraçados

Facebook proíbe Deepfake e vídeos manipulados

5 maneiras de diferenciar os vídeos deepfakes da realidade

Twitter promete introduzir novas regras contra deepfakes

Amazon se une ao Facebook e à Microsoft para combater deepfakes