A IBM deve manter intacta cultura de código aberto. Foi o que garantiu o executivo da Red Hat, vice-presidente de experiência do cliente e recrutamento, Marco Bill-Peter. Toda a comunidade ligada ao software livre e código aberto foi pega de surpresa pela compra da Red Hat pela IBM.
A declaração ocorreu durante o Red Hat Forum 2018, um evento que aconteceu em Sydney, na Austrália. Bill-Peter explicou que a aquisição teve um impacto sobre os funcionários. Do mesmo modo, ele disse que a transição deve ocorrer sem problemas, para que a cultura de código aberto permaneça intacta.
Na Red Hat, temos pelo menos 13.000 pessoas. Acredite, se a cultura de código aberto for afetada, muitas dessas pessoas vão se demitir. Nós realmente acreditamos que o código aberto e o caminho do software livre criam melhores produtos, melhor inovação, destaca Bill-Peter.
Operação independente
Igualmente, Bill-Peter menciona que é fundamental que a IBM permita que a Red Hat opere independentemente. Para ele, apesar das mudanças o caminho a ser traçado não deve ser muito diferente. Assim, deve ser mantida a linha de trabalho atual.
No entanto, a IBM ainda não se pronuncia sobre os planos que tem com a Red Hat. Porém, Jim Whitehurst, CEO da Red Hat, disse que a compra de que a IBM ajudará a “acelerar o impacto do código aberto” graças a seus recursos.
A Red Hat sempre esteve na mira dos gigantes da tecnologia. Há muito tempo se falava de uma potencial aquisição. Portanto, várias partes estariam interessadas. Microsoft e o Google apareciam como potenciais favoritos na aquisição.
A compra
A IBM anunciou a compra da Red Hat no final de outubro por US$ 34 bilhões. Então, a produtora de softwares de código aberto se tornará uma unidade da divisão Hybrid Cloud da IBM. Este foi considerado um dos maiores negócios do mundo da tecnologia.