Todos os anos nós costumamos analisar o impacto que as novas distribuições Linux trazem ao cenário mundial. No entanto, analisando o relatório dos últimos 12 meses no Rank do site DistroWatch, identificamos algumas mudanças de interesse dos usuários que utilizam o site como referência.
O site DistroWatch é conhecido por conter quase todas as distribuições existente no planeta, são milhares e com com segmentações distintas. Com isso, o site é uma importante fonte para saber o interesse dos usuários, e o que andam buscando por lá.
Ambiente, estabilidade, facilidade, personalizações e compatibilidade, são sem dúvida um dos itens mais procurados, mas parece que as grandes distribuições tem ficado de lado nos últimos 12 meses, como aponta o relatório.
Sobre as estatísticas do DistroWatch
As estatísticas do DistroWatch Page Hit Ranking atraíram muita atenção e feedback ao longo dos anos. Originalmente, cada página específica da distribuição era HTML puro com um contador de terceiros na parte inferior para monitorar o interesse dos visitantes.
Em maio de 2004, o site passou de contadores de terceiros publicamente visíveis para contadores internos. Isso foi motivado por um abuso contínuo dos contadores por um punhado de indivíduos indisciplinados que haviam confundido o DistroWatch com uma estação de pesquisa. Os contadores não são mais exibidos nas páginas de distribuição individuais, mas todas as visitas são registradas. Apenas um hit por endereço IP por dia é contado.
As estatísticas DistroWatch Page Hit Ranking são uma maneira leve de medir a popularidade das distribuições Linux e outros sistemas operacionais gratuitos entre os visitantes do site. Eles não se correlacionam nem com o uso nem com a qualidade e não devem ser usados para medir a participação de mercado das distribuições. Eles simplesmente mostram o número de vezes que uma página de distribuição no DistroWatch.com foi acessada a cada dia, nada mais.
As tabelas abaixo exibem o número médio de ocorrências de páginas para cada distribuição em um determinado período de tempo. Para ver informações sobre as tendências das páginas ao longo de um determinado período de tempo, consulte a página Tendências de classificação de visitas na página. Para ver como nossos leitores classificam as distribuições com base nas classificações enviadas pelos visitantes, consulte a nossa página de classificação .
Os números na terceira coluna de cada tabela representam o número médio de acessos por dia (HPD) para o período especificado. As tabelas são atualizadas diariamente em torno de 30 minutos após a meia-noite GMT.
Distribuições Linux populares em 6, 3 meses e 30 dias!
Agora, vamos analisar uma fatia menor das distribuições mais populares no DistroWatch, perceba que temos agora os 12, 6 e 3 meses, como também, 30 dias. Vale lembrar que as métricas usadas no rank é tão somente a busca no site DistroWatch!
Analisando todo os 4 períodos, percebemos que as distribuições MX Linux, Manjaro, Linux Mint (DE) estão estáveis, mesmo com quedas. Já o Ubuntu, Debian, Elementary ficam na 4ª posição em alternando entre si.
Analisando do ponto de vista crítico, há uma diferença entre as primeiras colocadas, perceba que o Manjaro é baseado no Arch Linux, seguido pelo Linux Mint e Debian, o primeiro lugar no Rank, o MX Linux é baseado no Debian.
Mas, isso não quer dizer que as distribuições Linux menos procuradas no site, estão deixando de ser utilizadas, não é bem por aí. Devemos olhar para as estatísticas, apenas como consulta e curiosidade. Os números não refletem o absolutismo, mas podem servir para estimular a implementação de recursos interessantes, e de mesmo modo, despertar o interesse de usuários.
O mundo Linux é imenso e repleto dos famosos sabores, cabe a cada um escolher a melhor distribuição. No entanto, o site DistroWatch é sem nenhum dúvida, uma boa fonte para analisar e escolher a sua próxima distribuição.
Nós também temos alguns artigos que podem ajudar você na escolha, caso esteja em dúvida:
- Como escolher uma Distribuição Linux? Algumas dicas que podem ajudar você!
- Quais as distros mais leves do mundo Linux?
- Distribuições Minimalistas – Distros Leves, Livres, Linux!
- Até onde vale a pena reviver seu velho computador com o Linux? Conheça algumas distribuições Linux para computadores antigos!
Conhecendo o MX Linux (1º lugar)
O MX Linux, uma distribuição Linux voltada para desktop baseada na ramificação “estável” do Debian, é um empreendimento cooperativo entre as comunidades do antiX e do antigo MEPIS Linux. Usando o Xfce como o desktop padrão, é um sistema operacional de peso médio projetado para combinar uma área de trabalho elegante e eficiente com configuração simples, alta estabilidade, desempenho sólido.
O MX Linux conta com:
- Kernels (protegidos contra vulnerabilidades conhecidas)
- 32bit: kernel Linux 4.19.5 PAE (kernel não-PAE: antiX ). Kernel muito estável para muitas máquinas.
- 64bit: linux-image-4.19.5-amd64. Kernel estável recente para máquinas mais novas.
- Fácil atualização ou downgrade do kernel com o instalador do pacote MX
- Debian Stable 9.6 (Stretch), acrescido de backports e adições em andamento
Xfce 4.12.3 - Sistemas antiX principais
- Ativação automática da maioria dos drivers da Broadcom
- Instalador UEFI (64 bits e 32 bits)
- Opções de partição root, home e swap criptografadas do LUKS
- Novo Bug Manager para melhor experiência do usuário
- Firefox 64.0
- VLC 3.0.3
- Clementine 1.3.1
- Thunderbird 52.9.1
- LibreOffice 6.0.1 (x64)
- LuckyBackup 0.4.9-1
- Passwords and Keys 3.20.0-3.1
- Xfce4 Terminal 0.8.3-1
Foco na experiência do usuário
- Estável
- Instalação fácil e flexível
- Excelente reconhecimento de hardware
- Configuração automática para a maioria dos usuários
- Ativação com um clique
- Hibernação ativada por padrão
- Aplicações importantes atualizadas regularmente pela Comunidade
- Atualizações significativas para as MX Tools
- Localização para aplicativos MX em vários idiomas
- Ótima ajuda através de videos
- Manual completo do usuário onboard e online
- Suporte em um fórum amigável
Vídeo MX Linux
Confira um vídeo logo abaixo, que mostra um pouco do MX Linux: