in

Jetpack Compose, o novo kit de ferramentas do Google para Android, está em alfa

Uma nova estrutura para desenvolvimento de layout no Android usando Kotlin.

Acadêmicos encontram bugs de criptografia em 306 aplicativos Android populares

O Google apresentou o Jetpack Compose para o estado de lançamento alfa, o que significa que está um passo mais perto de ser usado em projetos de qualidade de produção no Android.

Em 2019, o Google apresentou o Jetpack Compose, uma nova estrutura para desenvolvimento de layout no Android usando Kotlin. Até agora, ele está em um estado de desenvolvimento, com mudanças frequentes e muitos recursos ausentes.

Jetpack Compose, o novo kit de ferramentas do Google para Android

Quando se trata de desenvolver um aplicativo, há várias maneiras de fazer isso. Você pode escolher para quais plataformas desenvolver, quais linguagens de programação deseja usar e muito mais.

Ao construir um aplicativo Android, geralmente há dois componentes principais com os quais você precisa lidar: o código, para coisas baseadas em lógica; e o XML, para layouts. Por padrão, o Android usa Java para código e seu próprio conjunto de tags XML para layouts.

Jetpack Compose, o novo kit de ferramentas do Google para Android, está em alfa
Em 2019, o Google apresentou o Jetpack Compose, uma nova estrutura para desenvolvimento Android, usando Kotlin. Imagem: XDA Developers.

Com a introdução do Kotlin como uma linguagem oficial e recomendada para desenvolvimento Android, o lado da codificação para fazer um aplicativo Android ficou sem dúvida muito mais fácil. Com os recursos úteis do Kotlin, o código parece mais limpo e mais fácil de ler.

Mas o Kotlin não mudou nada com os layouts do Android. Para fazer um layout complexo, você ainda precisava criar um arquivo XML e projetá-lo lá.

O Jetpack Compose é a resposta do Google para o processo de design de layout XML cada vez mais desajeitado no Android. Em vez de projetar o layout do seu aplicativo em XML, você pode fazer isso diretamente do seu código. O Compose foi projetado para funcionar diretamente dentro do Kotlin.

Do mesmo modo, o Jetpack Compose está em alfa agora. Assim como o Kotlin é totalmente interoperável com Java, o Jetpack Compose é totalmente interoperável com o Views padrão do Android.

O Jetpack Compose oferece suporte a animações, assim como o framework View do Android. Você pode mover, redimensionar e girar conforme desejar.

Fonte: XDA Developers

Google oferece curso gratuito da linguagem de programação Kotlin para desenvolvimento Android

Google reafirma compromisso com a linguagem de programação Kotlin para Android

Lançada linguagem de programação Kotlin 1.4

Escrito por Leonardo Santana

Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.