in

Lançada linguagem de programação Kotlin 1.4

O Kotlin 1.4 aborda mais de 60 problemas de desempenho que estavam causando problemas.

Lançada linguagem de programação Kotlin 1.4
Imagem: Jetbrains.

A JetBrains lançou a versão 1.4 do Kotlin, a linguagem de programação promovida pelo Google para o desenvolvimento de aplicativos Android.

O Kotlin se tornou uma das linguagens de crescimento mais rápido no GitHub. Embora seja popular entre os desenvolvedores de aplicativos Android, a JetBrains aponta que o Kotlin também é usado para iOS, web, Windows, macOS e Linux. Ela também diz que 5,8 milhões de pessoas editaram código Kotlin no ano passado, contra 3,5 milhões no ano anterior.

Lançada linguagem de programação Kotlin 1.4

O Kotlin 1.4 aborda mais de 60 problemas de desempenho que estavam causando problemas de ambiente de desenvolvimento integrado (IDE). Por exemplo, os desenvolvedores devem notar sugestões de preenchimento automático aparecendo significativamente mais rápido.

Lançada linguagem de programação Kotlin 1.4
Embora seja popular entre os desenvolvedores de aplicativos Android, a JetBrains aponta que o Kotlin também é usado para iOS, web, Windows, macOS e Linux. Ela também diz que 5,8 milhões de pessoas editaram código Kotlin no ano passado, contra 3,5 milhões no ano anterior. Imagem: Jetbrains.

O Kotlin também apresenta uma nova guia do depurador na janela da ferramenta de depuração para ajudar os desenvolvedores a verificar o estado das corrotinas e um novo assistente para criar e configurar diferentes tipos de projetos.

A JetBrains também está trabalhando em um novo compilador Kotlin que visa unificar todas as plataformas que o Kotlin suporta. Também há novos back-ends de Java Virtual Machine (JVM) e JavaScript (JS), que estão disponíveis no modo Alpha.

Todos os três back-ends compartilham uma infraestrutura de segundo plano comum, o que deve facilitar a implementação de correções de bugs para todas as plataformas.

Finalmente, o Kotlin Multiplatform é um projeto em estágio inicial que visa ajudar a economizar esforços ao manter o mesmo código para diferentes plataformas.

Há uma nova estrutura de projeto hierárquica que permite aos desenvolvedores compartilhar código entre um subconjunto de destinos semelhantes, como dispositivos iOS Arm64 e um simulador x86. Como resultado, isso oferece aos desenvolvedores mais flexibilidade do que a capacidade atual de compartilhar código em todas as plataformas.

Fonte: ZDNET

Como o Google está usando a linguagem de programação Kotlin para eliminar bugs de código

Google oferece curso gratuito da linguagem de programação Kotlin para desenvolvimento Android

Google reafirma compromisso com a linguagem de programação Kotlin para Android

Escrito por Leonardo Santana

Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.