Essa semana, Linus Torvalds lançou o Kernel 5.3. A nova versão do kernel chegou com muitas novidades, algumas delas, como de costume, na forma de suporte para novo hardware, mas para o pai do Linux que já é passado. No entanto, o Kernel 5.4 será mais compatível com jogos Windows.
No momento, Torvalds está focado no Kernel 5.4, na próxima parcela que já abriu a janela de solicitação do que incluirá a versão do kernel do Linux que chegará em meados de novembro.
Não é segredo que o Linux não é a plataforma preferida para desenvolvedores de jogos, mas também não são adicionados mais e mais títulos para nós, em parte graças a plataformas como o Steam.
Às vezes, os jogos não funcionam no Linux e isso melhora, em parte, no Kernel 5.4, graças a um patch que virá da mão do CodeWeavers que ajudará alguns jogos do Windows e de 64 bits a rodar melhor no Wine e em outros softwares como Crossover ou Proton.
Os principais beneficiários serão os usuários de equipamentos Intel e AMD.
Um kernel mais compatível com jogos Windows
A alteração introduzida (via Phoronix) no patch do CodeWeavers adicionará suporte à emulação para as instruções SGDT, SIDT e SMSW (registro da tabela de descritores globais da loja, tabela de descritores de interrupção da loja e mundo do status da máquina da loja, respectivamente).
A funcionalidade UMIP (Prevenção de instruções no modo de usuário) nos processadores mais modernos impede que essas instruções sejam executadas no modo de usuário.
Entretanto, o problema é que essas instruções geralmente são usadas pelos programas Windows e podem apresentar problemas ao executar em ambientes como o Wine.
O código principal do UMIP já ofereceu uma emulação de instruções para processos de 32 bits, enquanto no Linux 5.4, o SGDT, SIDT e SMSW são cobertos para processos de 64 bits.
Por sua vez, isso ajuda alguns jogos do Windows de 64 bits com base nessas instruções.
Sem esse suporte à emulação, esses jogos estavam travando em CPUs recentes quando tropeçavam nas instruções afetadas.
Entre os jogos afetados por esse problema e que podem funcionar no Kernel 5.4, temos:
- Metro Exodus
- Shadow of the Tomb Raider
- Wolfestein: Youngblood
- Soulcalibur VI
- Gran Theft Auto
- Devil May Cry 5
- Team Sonic Racing
Embora o Linux nunca seja Windows (graças a Zeus), o Kernel 5.4 será mais compatível com jogos Windows.
Fonte: LinuxAdictos